A dificuldade para dormir nem sempre está relacionada a doenças ou problemas como a temida insônia crônica. Às vezes, é uma questão de reajustar hábitos e de construir uma rotina um pouco mais estruturada.
Pensando nesses cenários, fizemos este guia com algumas ideias que podem ajudar na hora de minimizar os problemas de dificuldade para dormir. Acompanhe.
A dificuldade para dormir pode ser causada pela falta de rotina, má alimentação à noite, sedentarismo, ambiente com muitos estímulos, e outros fatores. Por conta disso, abaixo descrevemos uma lista de ações que podem melhorar essa situação e contribuir com o seu descanso. Veja:
Se você não tem horário para dormir e tampouco para acordar, dificilmente conseguirá equilibrar o sono. Por isso, para lidar com a dificuldade para dormir é interessante começar a criar uma rotina: levantar mesmo com sono e procurar se deitar sempre no mesmo horário. Dessa maneira, aos poucos o corpo cria um “ciclo” de sono, capaz de minimizar o problema.
Fique atento ao excesso de preocupação que tem roubado o seu sono. Se você fica pensando nos problemas quando deita a cabeça no travesseiro, considere anotá-los em um papel e diga para si mesmo que no dia seguinte você irá se preocupar com isso. Isto é, reserve um tempo na sua agenda para se preocupar com os problemas e pensar nas soluções, e evite fazer isso na cama.
Procure praticar exercícios físicos diariamente, pois eles ajudam a regular o sono e a promover mais cansaço no fim do dia. Porém, evite a prática muito perto da hora de dormir, pois isso deixará você mais ativo e menos propenso ao sono.
Alimentar-se com preparos muito pesados à noite pode ser bastante prejudicial. Sendo assim, cuide na hora de escolher o alimento que fará parte do cardápio da sua janta, pois se for algo muito pesado, a digestão lenta ou a má digestão podem aumentar a dificuldade para dormir.
O nosso corpo reage a muitas coisas que acontecem à nossa volta. Quando estamos em um ambiente mais escuro, ele fica menos ativo e menos em alerta. Quando estamos em um espaço iluminado, tendencialmente a melatonina, responsável pelo nosso sono, não será produzida adequadamente. Por isso, reduza a exposição à luz à noite, inclusive à luz das telas de celulares, computadores e televisão.
Se você está com dificuldade para dormir, ficar rolando na cama pode causar ansiedade e angústia. Portanto, considere acender uma luz mais amena, em tom amarelo (como a do abajur) e leia um livro físico que seja do seu agrado. Desse modo, você poderá criar um ambiente mais relaxante, além de induzir o sono com uma leitura agradável.
Caso essas dicas não funcionem, não deixe de conversar com um médico especialista em sono para compreender o que pode estar acontecendo. Cuide-se!