A dificuldade de delegar tarefas pode atrapalhar a rotina de qualquer pessoa, especialmente no ambiente corporativo. Se em casa já sentimos uma sobrecarga quando fazemos tudo sozinho, imagina no trabalho? Por isso, desenvolver essa capacidade é fundamental para ter um dia a dia mais tranquilo e organizado. Veja como fazer!
Antes de qualquer coisa, precisamos nos ater as causas da dificuldade de delegar tarefas. Com elas, poderemos ter pistas de quais atitudes podem ser tomadas para que possamos nos sentir mais confortáveis na hora de pedir alguma coisa para outra pessoa de nossa equipe. Sendo assim, veja as principais causas dessa dificuldade:
Se você conseguiu compreender a causa da dificuldade de delegar tarefas, poderá trabalhá-la de maneira incisiva e assim melhorar esse ponto sobre você. No entanto, se ainda assim você se sentir um pouco “travado” diante dessa atividade importante, use as nossas dicas para lhe ajudar a tomar decisões:
Conhecer as habilidades de cada pessoa da sua equipe pode lhe dar mais segurança na hora de delegar as tarefas. Para isso, converse com cada pessoa, tire as suas dúvidas sobre as atribuições e conhecimentos que aquele colaborador tem e trace um perfil para o seu “colaborador ideal” para determinada atividade a ser delegada.
Caso você não encontre um colaborador que tenha as habilidades necessárias para determinada atividade, não tenha medo de investir no treinamento daquele que mais condiz com a tarefa. Isso lhe dará mais confiança no colaborador e fará com que ele cresça profissionalmente.
Lembre-se de também delegar a autonomia para as atividades, pois não adianta “mandar” alguém fazer algo, mas fazer com que a pessoa peça a sua permissão para qualquer atitude, afinal, na prática, isso dá na mesma que você fazer sozinho.
Esteja sempre aberto para tirar dúvidas. Isso pode fazer com que a pessoa alinhe cada vez mais as ações dela com as suas expectativas. E assim, pouco a pouco o trabalho é alinhado da melhor maneira possível.
O feedback pode ser uma ótima forma de sempre realinhar as necessidades de um trabalho ou projeto. Por isso, busque dar esse feedback com frequência, tanto positivamente, quanto para apontar fatores negativos. Acredite, isso fará toda a diferença e, aos poucos, você conseguirá vencer a sua dificuldade de delegar tarefas.