Existem mais de meia dúzia de tipos diferentes de governos parlamentares. Eles operam de forma semelhante, mas geralmente têm diferentes organogramas ou nomes para cargos.
Em um artigo anterior, explicamos o que consiste o parlamentarismo, mostrando como funciona esse sistema de governo.
A seguir você pode conferir quais as modalidades diversas em prática atualmente.
Em uma república parlamentar, há um presidente e um primeiro-ministro, e um parlamento atuando como o órgão legislativo máximo. A Finlândia opera sob uma república parlamentar. O primeiro-ministro é escolhido pelo parlamento e atua como chefe do governo, cargo responsável por dirigir as atividades de muitas agências e departamentos federais. O presidente é eleito pelos eleitores e supervisiona a política externa e a defesa nacional; ele serve como chefe de estado.
Nesta forma de governo, os eleitores escolhem representantes em eleições regulares. Uma das maiores democracias parlamentares é a Austrália, embora sua posição seja única. Embora a Austrália seja uma nação independente, ela compartilha uma monarquia com o Reino Unido. A Rainha Elizabeth II serve como chefe de estado e nomeia um governador-geral. A Austrália também tem um primeiro-ministro.
Nesta forma de governo, o primeiro-ministro atua como chefe do governo; ele é escolhido pelos parlamentos nos níveis nacional e estadual, como o sistema na Etiópia.
O partido com a maior representação controla o governo e o gabinete do primeiro-ministro. No Canadá, por exemplo, o Parlamento é composto de três partes: a Coroa, o Senado e a Câmara dos Comuns. Para que um projeto de lei se torne lei, ele deve passar por três leituras seguidas de Real Assent.
Semelhante a uma democracia parlamentar; a diferença é que as nações que usam essa forma de governo costumam ser colônias de outro país maior. As Ilhas Cook, por exemplo, operam sob uma democracia parlamentar autônoma; as Ilhas Cook eram uma colônia da Nova Zelândia e agora têm o que é chamado de “associação livre” com a nação maior.
Um monarca serve como chefe de estado cerimonial. Seus poderes são limitados; o poder real em uma monarquia constitucional parlamentar está nas mãos do primeiro-ministro. O Reino Unido é o melhor exemplo dessa forma de governo. O monarca e chefe de estado do Reino Unido é a Rainha Elizabeth II.
Na única instância desse governo, a Malásia, um monarca atua como chefe de estado e um primeiro-ministro atua como chefe de governo. O monarca é um rei que serve como o “governante supremo” da terra. As duas casas do parlamento consistem em uma eleita e outra não eleita.
Nesta forma de governo, o chefe de estado nomeia um governador para supervisionar o ramo executivo de um país que depende da pátria. O governador é o chefe do governo e trabalha com um gabinete nomeado por um primeiro-ministro. Uma legislatura é eleita pelos eleitores. As Bermudas são um exemplo de dependência democrática parlamentar. Seu governador não é eleito pelos eleitores, mas nomeado pela rainha da Inglaterra. Bermuda é um território ultramarino do Reino Unido.
E então, gostou de conhecer mais sobre os tipos de governos parlamentaristas?
Não deixe de ler também – Geografia política: Evolução e principais campos de estudo