A preparação é um fator primordial para o candidato se sair bem em uma entrevista de emprego. Confira apontamentos importantes!
O processo seletivo do candidato começa na elaboração do seu currículo, por isso, se já recebeu o convite para uma entrevista de emprego, saiba que o seu perfil já foi aprovado numa importante primeira análise.
A entrevista de emprego é uma apresentação dos principais pontos do seu histórico profissional. Considere levar para a entrevista de emprego situações que destaquem seus resultados anteriores de forma positiva. Estruture a sua carreira durante a sua narrativa.
Sendo assim, destaque seus aprendizados, competências, habilidades e informe sobre as ferramentas aprendidas e sobre o seu desenvolvimento profissional, considerando a sua carreira.
Dessa forma, estará destacando o seu potencial de forma clara e objetiva. Além disso, algumas questões são comuns nas seleções, sendo assim, estude-as para melhor se preparar para a entrevista de emprego.
Pense em questões, como:
Para respondê-las, seja sucinto e sincero. Destaque os motivos pelos quais a empresa atraiu a sua atenção. Pode basear suas respostas nos valores da organização ou na sua trajetória, por exemplo.
Quando for citar seus pontos fortes, destaque situações concretas. Sendo assim, fale sobre sua capacidade de lidar com metas, poder de persuasão, alcance de metas, gestão de pessoas, implementação de sistemas, capacidade analítica etc.
No que tange aos seus pontos fracos, destaque pontos que requerem melhorias de forma resolutiva. Por exemplo, fale sobre a sua necessidade de abranger seu conhecimento sobre um determinado sistema dentro da sua área de atuação.
Contudo, informe que já está realizando cotações com instituições de ensino específicas. Além disso, é possível destacar suas características. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque a sua necessidade de estudar teatro.
Para responder sobre o seu futuro, seja objetivo. Assim sendo, é possível que foque em seu desejo de desenvolvimento profissional, crescimento nos estudos, cursos extracurriculares etc. O mais importante é que a empresa entenda que o profissional busca crescer e aprender, demonstrando resiliência e foco.