A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade de direcionamento de sua trajetória profissional, por isso, a preparação do candidato deve contemplar a sua linguagem corporal e a construção de uma narrativa objetiva e assertiva.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para analisar um currículo. Por isso, quando o candidato recebe o convite para uma entrevista de emprego, o seu currículo já foi aprovado. Sendo assim, conceitue a entrevista de emprego como uma etapa importante para a apresentação do seu currículo e não como um julgamento de suas habilidades e competências.
Ao modificar esse conceito, pode ser que a ansiedade do candidato diminua de forma exponencial. É importante que durante a entrevista de emprego tenha atenção aos seus gestos e ao tom de sua voz, já que o seu comportamento transmite uma mensagem para o profissional que conduz a entrevista de emprego.
É importante que não mantenha os braços cruzados, fale de maneira calma, respire adequadamente, tenha cuidado para não interromper o entrevistador e mantenha contato visual com o profissional que conduz a entrevista.
Uma narrativa bem elaborada pode ser fundamental para o sucesso do candidato durante a entrevista de emprego. Sendo assim, destaque situações que exemplifiquem seus pontos fortes durante a entrevista de emprego, bem como seja resolutivo no que tange aos seus pontos fracos.
Por exemplo, é possível que destaque resultados e objetivos através da sua competência e habilidade para gerir pessoas; ou ainda, pode destacar a sua facilidade de implementação de sistemas, de capacidade analítica, dentre outras.
Situações relacionadas ao alcance de metas e controles internos podem ser relevantes. O mais importante é que tenha clareza sobre quais são as situações que podem demonstrar seus resultados.
Ao se colocar como uma pessoa tímida, é importante informar que deseja realizar um curso que melhore a sua capacidade de oratória. Dessa forma, estará sendo resolutivo através de uma situação que requer melhoria.
Esses apontamentos podem ser o diferencial competitivo de um candidato, pois ainda que o candidato seja perfeito para vaga durante a rotina de trabalho, é na entrevista de emprego que essa avaliação é feita. Sendo assim, considere a necessidade de se direcionar assertivamente e evite ficar aquém do seu potencial através de uma postura de autossabotagem profissional.