A construção do seu currículo é um ponto importante para que você alcance os seus objetivos profissionais. Veja algumas dicas para que você construa esse documento de maneira criativa e sucinta.
Primeiramente, o seu currículo deve ser relevante para o seu objetivo profissional. Sendo assim, defina o seu objetivo. Entretanto, caso você esteja aberto para algumas possibilidades profissionais, pode ser interessante que você crie currículos variados.
Por exemplo, elabore um currículo voltado para a posição de assistente dentro da sua área de atuação, enquanto outro currículo você pode direcionar para a posição de analista. Caso você possua experiência e esteja aberto para algumas possibilidades, já que a sua experiência pode comportar diferentes níveis hierárquicos, dentro da sua situação pessoal.
De forma geral, o currículo precisa ser objetivo. Sendo assim, evite colocar informações excessivas e relacione a sua descrição de trajetória profissional com os seus objetivos.
O currículo pode conter um resumo de sua atividade profissional, habilidades e competências. No entanto, caso você insira um resumo ou uma carta de apresentação, crie uma relação, ainda que seja indireta, entre as suas atividades e as habilidades informadas. Visto que essa relação é importante dentro dessa construção.
Além dessa relação entre os dados inseridos no seu currículo, também é possível que você se atente a outros pontos pertinentes à aparência do documento. Sendo assim, não utilize fontes com letras muito grandes; certifique-se de que as informações inseridas estejam atualizadas; evite colocar um endereço de e-mail que contenha palavras diminutivas e tente não deixar o currículo muito extenso.
Lembre-se de que esse documento é uma vitrine profissional que irá atrair uma empresa de acordo com o seu perfil e a vaga em aberto. Por isso, utilize palavras pertinentes a sua área de atuação para que o seu currículo seja melhor explorado em uma entrevista de emprego.
Portanto, é muito importante que você conheça de forma aprofundada as suas experiências e seus resultados obtidos em seus empregos anteriores; bem como suas qualidades e defeitos profissionais, de modo que você alinhe o seu currículo a seus objetivos e consiga esclarecer os pontos informados de maneira positiva durante um processo seletivo.