Para direcionar suas finanças pessoais dentro da internet, é necessário que tenha cuidado com golpes e fraudes. Confira algumas dicas para elevar a sua segurança na internet e direcionar o seu planejamento financeiro!
Na era digital, utiliza-se cartão de crédito e aplicativos de forma rotineira, no entanto, é necessário aumentar os cuidados com a sua segurança digital para minimizar a chance de ser vítima de algum golpe que ocorre dentro do mercado financeiro.
Além de ter cuidado com golpes de acessos no smartphone, por exemplo, já que a sua conta bancária pode estar em risco, também é necessário ter cuidado com golpes que envolvem o nome de instituições financeiras de grande conhecimento público.
Por exemplo, não acredite em nenhum tipo de contato que informe que você tem algum valor a receber no Sistema de Valores a Receber do Banco Central do Brasil.
Esse sistema existe, mas o processo não é feito dessa maneira. O acesso é feito pelo cliente em site oficial e, portanto, o cliente não recebe nenhum tipo de aviso para resgate.
Não considere baixar nenhum tipo de aplicativo que for solicitado por alguma mensagem ou ligação telefônica. Esse golpe é aplicado para que o seu celular seja invadido e suas informações transportadas.
Não acredite em nenhum tipo de contato que informe que o seu banco está emitindo um novo cartão e, por isso, o banco enviará um portador para retirar o cartão anterior.
Esse é um golpe muito aplicado em pessoas idosas e, geralmente, além de solicitar o cartão, o golpista ainda solicita que o cliente informe dados pessoais e senhas.
Não pague nenhum tipo de boleto que receba por e-mail ou de outra maneira aleatória. Por conta do volume de golpes que envolvem boletos falsos, muitas empresas disponibilizam em suas páginas oficiais, modos de verificação para analisar a veracidade do boleto, sendo importante confirmar antes de realizar o pagamento.
Certamente, essas são algumas ações importantes, no entanto, é necessário se atentar às diversas modalidades de golpes que surgem diariamente, envolvendo ferramentas como o Pix, o WhatsApp, o Open Finance etc.
Sendo assim, confirme a informação com o seu banco e nunca deposite nenhum valor em troca de alguma modalidade de empréstimo, já que essa é outra forma de golpe financeiro atual.