Confira algumas dicas que podem ajudar a promover as vendas nesse período festivo, visto que o Natal sempre foi valioso para o comércio, e, neste momento, representa uma retomada importante, considerando o período da pandemia causada pelo coronvírus.
Mais um período festivo se aproxima e é hora de pensar nas festas de Natal, sendo um momento de reunir a família para celebrar a vida. Pensar em todos os detalhes de uma festa natalina pode ser exaustivo, já que são muitas questões a serem tratadas, por exemplo, presentes, ceia, decoração etc.
Para promover as vendas do seu comércio nesse período, não basta somente expor os produtos na prateleira da sua loja e/ou site, o mais importante é promover a comodidade e praticidade de quem vai comprar. Confira algumas dicas que podem ajudar o empreendedor na estratégia das vendas de Natal!
Antes de pensar na venda, procure ter a segurança de que possui o produto em seu estoque. Calcule uma estimativa de vendas e abasteça seu estoque. É comum que as empresas fornecedoras fechem na segunda quinzena de dezembro. Além disso, as encomendas começam sempre com um prazo de 2 a 3 meses de antecedência. Nesse momento, o planejamento é a palavra-chave, evite perder vendas promissoras por falta de produto, bem como, esse é um fluxo negativo para a fidelização do seu cliente.
Lembre-se de que as compras no final do ano, são em uma quantidade muito superior se comparadas com outras datas. Desta maneira, os descontos e promoções são sempre relevantes para os consumidores.
Por exemplo, podem ser oferecidos descontos na compra de um segundo item ou descontos progressivos, ou seja, quanto maior a quantidade que o cliente levar,menos ele paga por sua compra. Promoções do tipo leve 2 e pague 1 são ótimas para esse período. Outra dica é realizar sorteios, a partir de valores mínimos para compras, distribua cupons para que os clientes concorram ao sorteio de algum item especial oferecido pelo seu negócio.
Ter empatia com seu cliente é o primeiro passo para o sucesso em qualquer negócio. Todos sabemos como as despesas aumentam em finais de ano, sendo assim, procure ser visto como uma solução e não como mais um gasto. Portanto, procure facilitar e diversificar as opções de pagamento que a sua loja e/ou site oferecem. É possível, por exemplo, aumentar o número de parcelas, meios de pagamento, desconto para pagamento à vista, entre outras soluções cabíveis.
Por último, mas não menos importante, foque na decoração! Invista na decoração do seu negócio, afinal é Natal! Mais do que chamar a atenção dos consumidores, as vitrines devem refletir o ambiente interno da loja. Os consumidores tendem a entrar em lojas com vitrines mais harmônicas e que destacam os principais produtos, promoções e/ou descontos da loja.
Caso o seu negócio seja um e-commerce, a regra continua valendo, desenvolva um leiaute específico para a loja virtual, site ou blog. Banners também são uma excelente opção. Retome o seu faturamento neste período tão relevante para o comércio!