Economia

Dicas para o consumidor aproveitar a Black Friday e evitar golpes

No próximo dia 25 ocorrerá a Black Friday, o evento popular que se tornou uma oportunidade para o comércio e também para o cliente final, visto que é possível obter descontos para adquirir o produto do seu interesse.

Dicas para o consumidor aproveitar a Black Friday e evitar golpes

Embora muitas empresas brasileiras não considerem a real necessidade de fidelizar o cliente, muitas outras lançam promoções que podem ser viáveis para o consumidor. No entanto, é necessário ficar atento para não cair em situações típicas de empresas de má-fé, já que muitas lojas aumentam seus preços algumas semanas antes do evento, para que ocorram os “descontos” na Black Friday, voltando ao preço original.

Confira alguns pontos importantes para que usufrua da Black Friday de maneira objetiva, gerando economia e satisfação quanto a sua compra!

Faça uma lista

 É importante fazer uma lista para minimizar a possibilidade de compras por impulso, já que muitas promoções podem parecer grandes oportunidades, gerando arrependimentos posteriores. Na sua lista, é válido inserir vários produtos de seu interesse, bem como opções semelhantes, caso o produto prioritário não esteja disponível.

Estabeleça um valor máximo

O produto de interesse deve estar com desconto para que a Black Friday tenha valor para você, por isso, considere uma margem de desconto realista dentro do mercado atual, para que possa realmente comprar com economia.

Compare os preços

A internet facilita muito a comparação de preços, já que há sites exclusivos para essa finalidade. Sendo assim, pesquise em várias plataformas e, caso seja possível, considere ir até uma loja física; o mais importante é que realmente obtenha desconto na compra. Além disso, é importante levar em consideração o prazo de entrega e o valor do frete.

Utilize programas de cashback ou programas de pontos específicos

Muitas lojas virtuais criam promoções específicas para a Black Friday, sendo possível obter dinheiro de volta, ou ainda, receber uma pontuação para adquirir outros produtos ou serviços. Sendo esse um momento viável financeiramente para a utilização cartão de crédito para usufruir dos programas de cashback.

Centraliza os seus gastos

A centralização de gastos em um único cartão de crédito é uma opção viável para que mantenha o seu controle financeiro. Além disso, ao centralizar seus gastos em um único cartão de crédito, poderá obter maior clareza sobre a viabilidade de parcelamento, de modo que não perca o seu planejamento financeiro.

O barato pode sair caro!

Tenha muito cuidado com golpes virtuais. É comum encontrar lojas virtuais muito parecidas com lojas conhecidas. No entanto, atente-se ao valor dado como desconto, principalmente se o desconto ocorrer somente para pagamento via Pix.

Além disso, atente-se ao prazo de entrega. Geralmente, essa é uma característica de uma loja falsa que é retirada do ar após o período de Black Friday.