Para se preparar para uma entrevista de emprego, o candidato deve ter clareza sobre quais são os pontos fortes de sua trajetória e direcioná-los de acordo com seus objetivos.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para analisar o perfil do candidato, por isso, a entrevista de emprego é uma forma orgânica de destacar progressivamente os pontos fortes de sua trajetória profissional.
A postura do candidato durante a entrevista de emprego pode ser fundamental para seu sucesso; já que a sua postura transmite uma mensagem ao entrevistador que é grande valia para avaliação feita pela empresa.
Por isso, é aconselhável que não cruze braços e pernas; mantenha o tom de sua voz sob controle e destaque positivamente os pontos fortes de sua trajetória, exemplificando situações construtivas em seus empregos anteriores.
Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para lidar com metas; gerir pessoas; elevar as vendas da empresa; criar campanhas motivacionais; elaborar políticas internas; construir um relacionamento da marca com o cliente final; gerar campanhas de marketing e publicidade; dentro de outros pontos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
No que tange aos principais pontos de sua narrativa, considere falar sobre seus pontos negativos e apresentar uma solução de forma orgânica para cada situação. Por exemplo, é possível que informe que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema tecnológico dentro da sua área de atuação.
Contudo, é igualmente relevante que informe que está buscando por cursos para melhorar o seu grau de conhecimento nesse sistema, haja vista, a necessidade de atualização constante dentro do seu segmento profissional.
Dessa maneira, estará transmitindo uma mensagem positiva de autoconhecimento e senso de urgência. Além disso, a sua postura também se refere ao seu comportamento. Sendo assim, não cruze braços e pernas, mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo e fale de maneira calma e tranquila.
O mais importante para o candidato é que não fique aquém do seu potencial ao falar sobre situações complexas vivenciadas em seus empregos anteriores. O mais importante é demonstrar para a empresa a sua resiliência, capacidade de aprendizado e facilidade para lidar com fatores externos.