Para se direcionar durante a entrevista de emprego, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus pontos fortes e exemplificá-los através de sua trajetória profissional.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para analisar o seu currículo. Por isso, a entrevista de emprego funciona como uma espécie de análise em tempo real dos principais pontos atrativos do seu histórico até o momento.
Sendo assim, conceitue a entrevista de emprego como apresentação e não como uma forma de julgamento, já que esse conceito errôneo pode fazer com que adote uma postura e autossabotagem profissional.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial de forma objetiva e dinâmica. Por exemplo, fale sobre a sua capacidade de alcançar metas; poder de persuasão em vendas; gestão de pessoas; elaboração de treinamentos e campanhas motivacionais; capacidade analítica; criação de políticas internas; dentre outros pontos que sejam relevantes para exemplificar os seus resultados profissionais.
Equilibrar as informações é fundamental para que o candidato obtenha sucesso durante a entrevista de emprego. Sendo assim, ao informar uma situação negativa, apresente e também a solução. Por exemplo, é possível que informe que precisa melhorar sua comunicação, ao passo que é relevante destacar que deseja estudar teatro.
A sua postura transmite uma mensagem para o profissional durante a entrevista de emprego, por isso, evite uma postura fechada e negativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma. respire adequadamente; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo.
Chegar com antecedência também é importante para que o candidato possa lidar de forma orgânica com o ambiente, se familiarizando e trabalhando a sua respiração.
Outro detalhe que pode ser o grande diferencial para o candidato é a análise sobre a cultura da organização. Visto que, ao conhecer a missão, a visão e os valores da empresa, o candidato pode se preparar para lidar melhor com sua cultura.
Já que é uma cultura startup é diferente de uma cultura tradicional, além da informação direcionar o seu comportamento, também pode ser um ponto de apoio para a análise sobre a compatibilidade dos perfis. Uma vez que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos, de modo que a entrevista de emprego resulte em uma contratação genuína e contributiva para ambas as partes.