É importante a viabilização de uma poupança para que direcione o seu fluxo financeiro pessoal, para isso, é necessário realizar um planejamento de maneira faseada e gradual.
A poupança pode ser inserida na sua rotina como parte de um conceito relevante que considere suas particularidades, no entanto, é necessário considerar os seus hábitos de compra e consumo.
É viável que inicie o seu processo realizando um planejamento financeiro pessoal de maneira objetiva. Sendo assim, separe suas metas entre curto, médio e longo prazo e analise quais são os seus hábitos de consumo passíveis de mudanças.
Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito sem anuidade. Além disso, o mesmo tipo de troca pode ser realizada no que tange a sua conta bancária, considerando que as fintechs oferecem cartões de crédito sem tarifas e contas bancárias digitais, em sua maioria, sem nenhum tipo de cobrança mensal.
Dentro do conceito de poupança flexível é importante que direcione todos os valores economizados para essa finalidade, ainda que sejam valores baixos. Dessa forma, estará criando uma visualização do seu processo que será extremamente relevante para alcançar seus objetivos em longo prazo.
O planejamento financeiro pessoal pode ser modificado com o passar do tempo, visto que o mais importante é que questione de forma orgânica seus impulsos de compra. Por isso, a poupança como um hábito pode ser muito importante para quem precisa controlar a sua rotina financeira atual.
Além disso, é importante que não abdique desse controle, já que ao deixar de planejar suas finanças, estará abdicando de controlar algo que já está ocorrendo no seu momento atual.
Por fim, a poupança não precisa ser a sua única opção de investimento. Uma vez que ela pode ser um conceito importante para o seu controle pessoal e, portanto, é possível conhecer o mercado de investimentos e estudar outras opções.
Dentre as opções de renda fixa, o mercado financeiro oferece opções atrativas para quem deseja viabilizar uma reserva de emergência, como o tesouro direto e o certificado de depósito bancário, por exemplo.
No entanto, caso opte por se tornar um investidor, é necessário que faça um planejamento voltado para essa finalidade, considerando a importância de controlar seus hábitos e definir suas metas de maneira periódica.