A elaboração do seu currículo é primordial para que seja convidado para uma entrevista de emprego. Por isso, veja algumas dicas para elaborar o seu currículo de forma direcionada.
Reúna suas informações pessoais com seus contatos atualizados. Certifique-se de que seu endereço de e-mail não possua palavras pejorativas, apelidos ou diminutivos.
O objetivo deve ser inserido de forma sucinta. Sendo assim, insira seu interesse dentro da sua área de atuação. Lembre-se de que os detalhes serão explorados em uma entrevista de emprego.
A sua formação acadêmica deve apresentar as formações recentes. Além disso, caso você seja estudante, deve inserir essa informação, bem como, deve informar a previsão de término do curso e a modalidade, se estuda EAD, presencial ou semipresencial.
A experiência profissional dentro do currículo deve ser inserida em ordem cronológica inversa, tal como ocorre com a formação acadêmica. Ou seja, você deve inserir a experiência mais recente à mais antiga. Entretanto, não é necessário inserir experiências muito antigas que não sejam correlatas à sua área de atuação atual.
Sendo assim, insira o nome da empresa, o período de atuação. Bem como, as datas de entrada e saída em cada organização. Além disso, é importante inserir o cargo exercido. Bem como, deve resumir suas atividades em cada empresa.
Porém, esse resumo deve ser focado em um ponto principal quanto ao seu potencial em cada empresa. Por exemplo, caso você tenha alcançado resultados relevantes, pode inserir a informação de que realizava gestão de equipe com foco em metas de vendas. Sendo assim, estará resumindo seus resultados que poderão ser explorados posteriormente em uma entrevista de emprego.
Você pode inserir qualificações que são diferenciais para a vaga. Bem como, informe cursos que sejam pertinentes e que destaquem, não somente pontos positivos relacionados ao seu lado profissional, como pontos positivos em sua personalidade. Por exemplo, pode destacar o trabalho em equipe. Por isso, insira conhecimentos específicos, idiomas, programas de intercâmbio, projetos sociais etc.
Algumas empresas solicitam que o candidato informe suas redes sociais de forma clara. Já outras não solicitam a informação em seus cadastros, porém, se certificam de verificá-las.
Por isso, analise suas redes sociais para que possa direcionar a sua carreira profissional. Pois, ainda que não seja o LinkedIn, a sua imagem dentro da internet pode ser validada pelo selecionador e esse ponto é importante para muitas empresas, sejam elas tradicionalistas ou startups.