A construção assertiva do seu currículo precisa considerar a necessidade de adequar o seu perfil dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual, já que um currículo atrativo deve ser feito de maneira sucinta, resolutiva e organizada.
O profissional que analisa o seu perfil possui pouco tempo hábil para analisá-lo de forma geral. Por isso, a visualização do seu currículo é um ponto muito importante para que ele seja escolhido para a próxima etapa de um processo seletivo.
O seu currículo deve ser organizado em questão visual e também no que tange a organização das informações, já que é necessário prezar pela cronologia inversa dos fatos durante essa elaboração.
Os seus dados pessoais precisam de objetividade, por isso, não informe número de documentos ou dados de filiação, por exemplo. Além disso, informe um endereço de e-mail que transmita uma mensagem positiva sobre o seu profissionalismo, evitando palavras pejorativas.
O seu objetivo deve contemplar o seu cargo pretendido e o nível hierárquico dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar de loja; assistente de vendas; analista de marketing digital; gerente de faturamento etc.
Descreva suas informações profissionais de maneira objetiva, priorizando os dados atuais, através da ordem cronológica inversa dos fatos. Assim sendo, destaque crescimento de carreira e resultados específicos, por exemplo. Além disso, não deixe de informar o nome das empresas nas quais trabalhou e o seu período de atuação em cada uma delas.
Seja sucinto também no que tange a sua escolaridade, considerando cursos em andamento e cursos concluídos. É viável que o candidato atualize o status de cursos trancados e informe a previsão de término de cursos atuais, bem como, se estuda de maneira online ou presencial.
A atualização do seu perfil no LinkedIn é muito importante dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual, considerando que as empresas buscam profissionais atualizados e objetivos.
Sendo assim, a atualização do seu perfil na plataforma online é uma forma de elevar positivamente a visualização de suas habilidades, qualidades e competências.
Por fim, caso queira resumir o seu currículo, crie algum tipo de relação entre suas habilidades sociocomportamentais e as suas atividades descritas no seu currículo. Já que essa relação faz parte das análises feitas pelo profissional de recrutamento e seleção e, por isso, ela deve existir, ainda que seja de forma indireta.