Empregos

Dicas importantes para o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego

O sucesso do candidato durante a entrevista de emprego pode ser oriundo de muitos fatores, no entanto, um dos fatores principais se refere ao direcionamento orgânico do candidato durante o processo seletivo.

Dicas importantes para o direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego

É muito importante que o candidato não fique aquém do seu potencial dentro da dinâmica do mercado de trabalho, considerando a volatilidade do mercado e a necessidade das empresas por profissionais objetivos e resilientes.

Por isso, quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade da situação de avaliação, ele tende a autossabotar a sua trajetória, já que ao adotar uma postura evitativa, a empresa não poderá conhecê-lo de maneira objetiva.

Sendo assim, é importante quebrar esse círculo de nervosismo e ansiedade através de uma postura participativa e orgânica. Por isso, é aconselhável que o candidato analise o seu próprio currículo para levar situações específicas para a entrevista de emprego.

Direcione suas experiências

Dessa forma, poderá exemplificar situações vivenciadas em seus empregos anteriores, reforçando suas habilidades, competências e capacidades. Destaque a sua capacidade de lidar com metas; senso de urgência; proatividade; gestão de pessoas; elaboração de treinamentos; análise de dados; facilidade para construir o relacionamento com o cliente; elaboração de treinamentos; controles de agendas; gestão de eventos etc.

Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos

Ao falar sobre uma situação que precisa de melhoria, seja resolutivo de maneira orgânica. Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, no entanto, deseja realizar um curso que melhore a sua capacidade de comunicação e oratória.

Adote uma postura participativa

Além disso, a postura que o candidato adota durante a entrevista de emprego é um ponto muito importante para o direcionamento efetivo do seu perfil. Sendo assim, não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção; controle o tom da sua voz; seja assertivo nas suas respostas; evite atrasos; trabalhe a sua respiração e não deixe objetos no seu colo.

Faça adaptações

Certamente, é possível adaptar os pontos citados para direcionar o seu comportamento de acordo com a sua objetividade e características pessoais. Entretanto, considere a necessidade de direcionamento orgânico através da demonstração de suas capacidades durante o processo seletivo. 

Uma vez que é válido destacar que, quando o candidato não se coloca negativamente, ele torna genuína a avaliação feita pela empresa e, portanto, a contratação tende a ser resolutiva para ambas as partes.