As inscrições para o Revalida 2020 finalizaram no último dia 5 e agora os candidatos devem se preparar para a prova. A saber, esse exame valida diplomas de medicina obtidos em universidades estrangeiras.
De acordo com o edital, elaborado e divulgado pelo MEC, o Revalida tem caráter obrigatório para todos os médicos, não somente brasileiros como também estrangeiros.
Mas, conforme as regras, se destinam àqueles que se formaram fora do Brasil e desejam exercer a Medicina no país.
Com duas etapas, o Revalida 2020 primeiramente aborda a parte teórica de diversos assuntos relacionados à medicina geral. Logo após, na segunda parte, haverá a avaliação prática.
A parte teórica ocorrerá no dia 6 de dezembro, de acordo com o edital, no DF e nas seguintes capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Já a parte prática terá um edital próprio, o qual ainda não foi divulgado oficialmente. Portanto, não há datas confirmadas e nem mais informações.
O temas exigidos pelo Revalida 2020 não compõem o edital por enquanto. Desse modo, vale a pena se basear nas provas anteriores para já se preparar de antemão.
Entre os principais temas, podemos destacar, por exemplo:
Anteriormente você conferiu os temas mais abordados nas provas já aplicadas do Revalida. Agora também há outros que
Conforme explicitado anteriormente, logo após deve ocorrer a prova de habilidades clínicas, mas que ainda não tiveram o edital divulgado.
A prova convencional, a saber, consiste no candidato passa por 10 estações de atuação. Em cada uma precisa mostrar a sua capacitação nos procedimentos e nas teorias.
Na edição Revalida 2020, caso o candidato reprove na segunda fase consegue se inscrever novamente somente esta etapa numa próxima edição do exame, sem precisar fazer a prova teórica novamente.