Diversas palavras da língua portuguesa têm pronúncia igual, mas com grafia e significados diferentes. Desse modo, é comum que as pessoas, no momento da escrita, fiquem na dúvida quanto à forma de alguns vocábulos, termos ou expressão. Esse é o caso de “acerca de”, “a cerca de” e “há cerca de”.
Há aí uma situação de homofonia, ou seja, pronúncia idêntica e grafias diferentes. Além disso, o significado e, portanto, o contexto de aplicação, também são diferentes. Veja abaixo a diferença entre as três formas de escrever e quando usar cada uma delas.
A expressão acerca de se trata de uma locução prepositiva cujo significado é equivalente a “sobre” ou “a respeito de”. Nesse sentido, usamos acerca de para indicar um assunto do qual se fala, por exemplo:
Já a cerca de, com a escrita separada, indica aproximação. Desse modo, tem o significado de “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”. Veja exemplos abaixo:
Por fim, há cerca de, por apresentar o verbo haver, indica sempre tempo decorrido. Portanto, a expressão tem o significado de “desde aproximadamente” ou “faz aproximadamente”:
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.