A história dos portugueses no Brasil começou a ser contada no ano de 1500,devido ao Descobrimento do Brasil em 22 de abril, quando eles desembarcaram no litoral da Bahia, liderados por Pedro Álvares Cabral.
No entanto, o acontecimento acaba sendo alvo de muitas polêmicas, justamente pelo uso do termo “Descobrimento do Brasil”, pois segundo historiadores esta é uma visão eurocentrista, tendo em vista que o território era habitado por tribos indígenas.
A chegada dos portugueses no Brasil tornou-se um tema recorrente nos vestibulares e no Enem. Por isso, ficar por dentro do assunto pode ajudá-lo na preparação para as avaliações futuras.
Desse modo, selecionamos uma lista de filmes que abordam o assunto. Além disso, estudar por filmes tornou-se uma maneira alternativa e leve de aprendizado, acompanhe o artigo e conheça os filmes!
Veja abaixo uma lista de filmes que abordam o Descobrimento do Brasil:
O filme aborda o tema como uma espécie de documentário e ficção. A obra aborda trechos extraídos da Carta de Pero Vaz de Caminha e demonstra a chegada dos portugueses no litoral brasileiro.
O filme conta a história de Carlota Joaquina, monarca portuguesa, e a elevação do Brasil, de colônia do império ultramarino português, ao Reino unido com Portugal.
O filme demonstra de forma bem humorada, a vida do jovem Diogo em Portugal no século XVI. Além disso, após ele ser enganado pela sedutora Isabelle, ele acaba deportado para o Brasil.
No entanto, sua caravela acaba naufragando e por um milagre ele acaba salvo por um cacique Itaparica. Já no território brasileiro, ele passa ganha o nome de “caramuru” e vive um romance com duas filhas do cacique.
O filme se passa em 1570 período em que os portugueses enviaram órfãos para o Brasil para que casassem com colonizadores.
Produzido em português arcaico, o longa precisou de legendas para que algumas partes acabassem entendidas.
E então, gostou de saber das dicas de filmes sobre portugueses no Brasil?
Não deixe de ler também – Descobrimento do Brasil: Tópicos importantes sobre o assunto.