Dicas - Concursos Públicos

Dicas de estudo: 5 formas de não esquecer o assunto aprendido

Muitos estudantes se queixam de estudar muito e ainda assim esquecer boa parte do assunto aprendido. Isso se dá porque, após o período de estudo, as informações vão se perdendo de forma gradual.

A princípio, as informações novas que adquirimos são guardadas na memória de curto prazo. De acordo com diversos estudos, o que faz a informação ficar retida por mais tempo, na memória de longo prazo, é a repetição.

Pensando nisso, apresentamos cinco formas de reativar o conhecimento e não esquecer o assunto aprendido nos estudos. Confira abaixo!

1. Realizar revisões espaçadas

A principal forma de diminuir a Curva do Esquecimento é realizar revisões periódicas. Desse modo, após estudar o conteúdo novo, programe um tempo do seu estudo para revisá-lo em um curto espaço de tempo. Há diversos aplicativos de revisão por repetição espaçada (SRS) que podem te ajudar!

2. Revisitar o conteúdo de formas diferentes

Outra forma de não esquecer o assunto aprendido é ativar a informação por meio dos diferentes sentidos: visual, auditivo, tátil, etc. Desse modo, se você leu uma apostila sobre A Caverna de Platão, por exemplo, busque revisar o assunto ouvindo um podcast, assistindo um filme ou respondendo a um exercício. Inove nos formatos.

3. Dormir bem

Dormir bem também é fundamental para a consolidação da memória. Durante o sono, há o fortalecimento das sinapses neuronais. Então, nem pense em passar a madrugada vendo séries. Priorize as 8h de sono por dia como forma de manter bons resultados nos estudos.

4. Se exercitar

Outro fator que age no fortalecimento das sinapses é o exercício físico. De acordo com especialistas, a prática regular ativa todo o sistema funcional do organismo, inclusive o cérebro. Sendo assim, não deixe de se exercitar ao menos meia hora por dia.

5. Ter atenção nos estudos

O cérebro humano não consegue focar em mais de uma coisa ao mesmo tempo, desse modo, para garantir o bom desempenho da memória nos estudos, é preciso ter foco total. Ou seja, não basta ler o assunto “por cima”, é preciso compreendê-lo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário.

Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Confira cursos on-line gratuitos.