Dicas de estudo: 5 formas de não esquecer o assunto aprendido
Muitos estudantes se queixam de estudar muito e ainda assim esquecer boa parte do assunto aprendido. Isso se dá porque, após o período de estudo, as informações vão se perdendo de forma gradual.
A princípio, as informações novas que adquirimos são guardadas na memória de curto prazo. De acordo com diversos estudos, o que faz a informação ficar retida por mais tempo, na memória de longo prazo, é a repetição.
Pensando nisso, apresentamos cinco formas de reativar o conhecimento e não esquecer o assunto aprendido nos estudos. Confira abaixo!
1. Realizar revisões espaçadas
A principal forma de diminuir a Curva do Esquecimento é realizar revisões periódicas. Desse modo, após estudar o conteúdo novo, programe um tempo do seu estudo para revisá-lo em um curto espaço de tempo. Há diversos aplicativos de revisão por repetição espaçada (SRS) que podem te ajudar!
2. Revisitar o conteúdo de formas diferentes
Outra forma de não esquecer o assunto aprendido é ativar a informação por meio dos diferentes sentidos: visual, auditivo, tátil, etc. Desse modo, se você leu uma apostila sobre A Caverna de Platão, por exemplo, busque revisar o assunto ouvindo um podcast, assistindo um filme ou respondendo a um exercício. Inove nos formatos.
3. Dormir bem
Dormir bem também é fundamental para a consolidação da memória. Durante o sono, há o fortalecimento das sinapses neuronais. Então, nem pense em passar a madrugada vendo séries. Priorize as 8h de sono por dia como forma de manter bons resultados nos estudos.
4. Se exercitar
Outro fator que age no fortalecimento das sinapses é o exercício físico. De acordo com especialistas, a prática regular ativa todo o sistema funcional do organismo, inclusive o cérebro. Sendo assim, não deixe de se exercitar ao menos meia hora por dia.
5. Ter atenção nos estudos
O cérebro humano não consegue focar em mais de uma coisa ao mesmo tempo, desse modo, para garantir o bom desempenho da memória nos estudos, é preciso ter foco total. Ou seja, não basta ler o assunto “por cima”, é preciso compreendê-lo.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário.