Dicas de escrita: Fuja dos clichês na redação
O texto argumentativo é o tipo que mais aparece em provas de concursos e vestibulares. Toda construção textual desse tipo busca apresentar ao leitor uma série de argumentos. No entanto, é preciso ter cuidado ao usar as estratégias argumentativas. Por isso, deve-se evitar raciocínios e dados falsos para o bom desenvolvimento das ideias.
É comum encontrar redações que, apesar de bem escritas, contêm muitos elementos clichês, chavões e frases prontas. Porém, um texto dissertativo deve ser autêntico, original e objetivo. Por isso, os argumentos devem sempre ser pautados na realidade, na lógica e nas preferências em fontes seguras.
As ideias colocadas no texto interferem diretamente no sentido. É essencial que as informações estejam dispostas em uma sequência lógica e coerente para que possam sustentar o desenvolvimento e a conclusão. Veja abaixo dicas de como fazer isso.
Dicas para fugir do clichê no seu texto
O primeiro passo é fugir das ideias não científicas, ou seja, do senso comum. Senso comum é todo saber imediato, baseado em observações que não correspondem com a realidade. Desse modo, são pensamentos que surgem a partir de conhecimentos estereotipados, superficiais e sem nenhum tipo de reflexão, que circulam entre a população como verdades absolutas. Colocar sentenças assim no seu texto, além de evidenciar preconceito, demonstra ainda a falta de repertório e pouco preparo por parte do candidato.
Outro elemento prejudicial são as frases prontas. Frutos do senso comum, essas frases podem indicar a completa falta de originalidade. Na redação, o objetivo é expor argumentos e opiniões relevantes, e não repetir ideias prontas que não acrescentam nada à construção textual. Portanto, trabalhe bem os seus argumentos e ideias.
Lembre-se ainda que originalidade não tem nada a ver com inventar dados. Não adianta encher as linhas com ideologias e teorias de conspiração. Lembre-se de ir além do senso comum. Então, mantenha o foco na reflexão e na problematização do tema, apresentando de maneira criativa os novos pontos de vista sobre o assunto. Para fazer isso, porém, é necessário ler muito e estar bem informado e possuir um bom repertório intelectual.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.