Na hora de construir sua redação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país, é fundamental apresentar repertório. Documentários sobre sociólogos e filósofos, por exemplo, ajuda muito nessa missão.
Além disso, estudar por filmes e documentários tornou-se uma maneira alternativa para os estudantes na preparação para as futuras provas, acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas!
Abaixo listamos dicas de documentários sobre sociólogos e filósofos, veja!
Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, apresentou o conceito de Modernidade Líquida ou Pós-Modernidade.
O termo liquidez refere-se a fluidez, falta de uma forma definida, velocidade, mobilidade e inconsistência. Para Bauman, esses seriam os traços fundamentais das relações sociais na atualidade.
No documentário por meio de uma entrevista, Bauman reflete sobre a sociedade, tecnologias, democracia e felicidade.
O documentário busca demonstrar um pouco da rotina do sociólogo Pierre Bourdieu, assim como explora sua trajetória, pensamento e engajamento político.
O sociólogo utilizava a Sociologia como espaço de combate, ele buscava entrelaçar sua atuação na academia com o ativismo político.
Polêmico, virou um dos principais cientistas sociais do planeta, tanto na vida pessoal como em seus trabalhos, posicionou-se contra as formas de dominação e mascaramento da realidade social.
O documentário busca demonstrar a trajetória e desafios enfrentados pela filósofa e ativista Angela Davis pelos direitos civis dos negros.
Através de discursos de combate e da presença no meio acadêmico, tornou-se um símbolo na luta pela igualdade, assim como acabou tornando-se uma das ativistas mais perseguidas pelo Estado.
Além disso, a ativista fez parte da lista de criminosos mais procurados dos Estados Unidos e acabou anos presa de forma injusta.
Karl Marx foi um filósofo, sociólogo, economista e teórico político. No século XIX publicou o “Manifesto do Partido Comunista” juntamente com Friedrich Engels.
No documentário, aborda a visão de Karl Marx que previu que o capitalismo estava condenado. Durante anos, suas teorias acabaram ignoradas, contudo, muitos economistas estão começando a questionar se o capitalismo é inerentemente instável.
O sociólogo previu que cada crise econômica seria pior ano após ano, até o capitalismo entrar em colapso. No entanto, poucas pessoas acreditaram em suas teorias.
E então, gostou das dicas de documentários sobre sociólogos e filósofos?
Não deixe de ler também – Documentários sobre a importância da água.