Estudantes estudam, não é mesmo? E essa frase óbvia muitas vezes faz total sentido, pois várias pessoas que se preparam para metas importantes, como passar em concursos ou em vestibular, por exemplo, se esquecem que precisam ter o que chamamos de ‘autocuidado’.
Sim, sem dar atenção às necessidades pessoais mesmo que com pequenas atitudes, o estudo incansável pode não valer a pena.
Claro que deve haver sim dedicação, organização, determinação e resiliência. Entretanto, no decorrer desta jornada, lembre-se que você precisa de certos gatilhos mentais para continuar conquistando objetivos dia a dia.
Veja duas maneiras de promover o autocuidado sendo um estudante.
Repetir afirmações positivas é uma maneira de praticar o autocuidado. Isso é essencial para estudantes de alta performance e que ficam frente aos conteúdos durante horas, sete dias na semana.
Na verdade, de acordo com uma pesquisa, tais afirmações positivas podem ajudar tanto no decorrer do preparo quando no próprio dia do concurso ou vestibular. Segundo estudos, reduz o grau de adrenalina.
Veja abaixo algumas afirmações positivas que você pode tentar na próxima vez que sentir o aumento dos níveis de estresse. Repita-os em voz alta várias vezes ao dia:
É fácil ficar ansioso quando tudo em que você pode se concentrar é o medo de ser reprovado no próximo concurso. Ou então de não conseguir ingressar na universidade.
O estresse penetra em sua vida quando você é muito duro consigo mesmo. Portanto, relaxe e dê um tempo. É hora de praticar além do autocuidado, a chamada autocompaixão. De acordo com alguns estudos, essa prática leva a menos ansiedade no processo de estudo.
Dessa forma, você pode estudar bastante, seguir todo o seu cronograma, mas fazer pausas que te confortem e preparem para a próxima atividade.
Você pode ser gentil consigo mesmo fazendo, por exemplo:
E então, você acha que tem seguido estratégias de autocuidado em sua rotina? Não se esqueça dessa necessidade. Afinal, é super importante estar em dia com a saúde mental, assim como física para ir bem nas provas!
Não deixe de ler também – Dicas de bem-estar para estudantes durante a pandemia