Quantas vezes você leu um livro ou PDF do início ao fim, e logo após descobriu que não reteve muitas das informações que ali continham? Isso pode acontecer com qualquer tipo de livro.
Esse tipo de ‘branco’ ocorre com muitos estudantes, de todas as fases inclusive. Os concurseiros, em especial, sofrem com essa situação, pois muitas vezes se veem na posição de ‘tudo ou nada’. Ou seja, se não se recordarem das leituras poderão não alcançar a tão sonhada vaga, que pode ser uma meta de vida.
Entretanto, se você passa por isso, saiba q existem boas notícias. Você pode se lembrar dos fatos importantes de um livro seguindo um método simples. Acompanhe para conhecê-lo.
Em um texto, seja uma obra literária ou a constituição, haverá ocorrências e fatos importantes que certamente serão cobrados em sua prova.
Marque cada declaração essencial com uma bandeirinha adesiva. Coloque-a de modo que indique o início da frase indispensável para seu estudo para concursos.
Continue a marcar passagens ao longo do livro, colocando quantos marcadores precisar. Afinal, o intuito é que você use essas ferramentas a seu favor. Só tenha a certeza de que são trechos extremamente importantes.
Se você for o proprietário do livro, faça o acompanhamento com um lápis, sublinhando certas palavras que deseja lembrar. Isso é útil se você descobrir que há vários pontos importantes em uma página.
Depois de terminar de ler, volte para os seus marcadores. Releia cada passagem que marcou e descobrirá que pode fazer isso em questão de minutos. Ou seja, esse método deixará sua leitura para estudar bem mais simples.
Além disso, fazer anotações em flashcards também é excelente para melhorar as suas leituras, criando uma coleção super útil para seu estudo. Isso pode ser valioso na hora da prova.