De acordo com levantamento realizado pelo Google Trends, as buscas pelos termos “gerenciador de senha” e “autenticação em dois fatores” foram as mais numerosas em 2021, desde o início da série histórica, em 2004. Além disso, na comparação direta com 2020, a preocupação das pessoas no País com o gerenciador dobrou, enquanto com a dupla autenticação subiu 33%. O levantamento foi feito em razão do Dia Mundial da Senha, celebrado toda a primeira quinta-feira de maio.
LEIA MAIS: Segurança no e-commerce: dicas para elaborar senhas e proteger seus dados
Indo mais além, comparando com dados dos últimos cinco anos, as pesquisas pelo “gerenciador de senha” saltaram 523% no Brasil. Isso significa que a relevância da ferramenta ficou seis vezes maior. A alta foi substancialmente mais significativa do que a registrada em todo o mundo (que foi de 110%) também no mesmo período. E mesmo assim, o Brasil ainda é o 31º país no ranking das nações que mais pesquisam por “gerenciador de senha” dos cinco anos avaliados.
O interesse por “autenticação em dois fatores” também cresceu muito no país, nesse período. O aumento foi de 475%, também seis vezes a mais do que no mesmo espaço de tempo imediatamente anterior. Já “vazamento de senha” passou a despertar quatro vezes mais interesse das pessoas. O crescimento foi de 299%. Ante 2020, o crescimento foi de 147%.
As procuras por “senha forte” triplicaram nos últimos cinco anos (239%). Somado a isso, o assunto também bateu recorde em 2021, quando registrou um aumento de 66%. Boa parte das palavras que são pesquisadas ao lado de “como proteger…” são ferramentas digitais, como celular e redes sociais.
Gerenciadores de senhas são ferramentas capazes de criar senhas aleatórias, misturando diversos tipos de caracteres, e guardá-las para quando o usuário for acessar determinado login. A maioria dos navegadores e sistemas operacionais de celulares contam com um gerenciador de senhas, incluindo o Chrome e o Android, ambos do Google.
No caso do Google, o gerenciador também oferece a opção de completar automaticamente campos de acesso a contas em diferentes sites. A solução ainda realiza uma análise minuciosa para identificar se uma senha utilizada foi comprometida e verifica se a mesma combinação já foi utilizada para outra conta.
Já a autenticação em dois fatores é uma forma de proteger os usuários caso a senha vaze. Os serviços mais famosos, como redes sociais e aplicativos de bancos, contam com seus sistemas de verificação de duas etapas, pedindo uma segunda informação (normalmente um código enviado por SMS) para acessar a conta pela primeira vez em um dispositivo novo.
No ano passado, o Google ativou automaticamente a verificação em duas etapas de modo automático nas contas de pelo menos 150 milhões de usuários e ainda passou a exigir que pelo menos 2 milhões de criadores do YouTube ativassem esse recurso. O objetivo foi ampliar o rigor com a proteção de usuários e reforçar ainda mais as ações de segurança de senhas e logins.