Hoje, dia 24 de maio, é celebrado o dia do vestibulando em homenagem aos estudantes brasileiros que buscam a aprovação em um vestibular.
Nós sabemos que o processo de preparação para um vestibular não é nada simples. Dessa forma, para te ajudar a conseguir a tão sonhada vaga na universidade, o artigo de hoje trouxe um resumo com dicas que irão te ajudar a ser ser aprovado ainda em 2023. Confira!
A primeira coisa que você deve ter em mente é que cada vestibular possui um formato e uma estrutura diferente.
Para ser aprovado, você precisa entender como o seu processo seletivo irá funcionar. Além disso, é fundamental que você entenda quantas questões irá resolver, quais disciplinas serão cobradas e também quais os tópicos mais abordados dentro de cada matéria.
Incluir simulados e provas anteriores na sua rotina de estudos é fundamental para a sua aprovação. Essa estratégia tem o objetivo de te familiarizar com a prova e com o tipo de questão que pode ser cobrada na mesma.
Os simulados e as provas anteriores são importantes para a preparação dos vestibulandos porque permitem a simulação das condições reais da prova.
Assim, você irá chegar no dia do vestibular já sabendo o que esperar da prova e, assim, irá enfrentá-la da melhor maneira possível.
É claro que você deve ter uma rotina de estudos intensa para ser aprovado no vestibular, mas você também não pode deixar o descanso de lado. Dessa forma, busque incluir pausas e descansos na sua rotina de estudos. É fundamental que você descanse periodicamente para conseguir manter a eficiência nos estudos.
Não basta criar um plano de estudos qualquer: ele precisa ser específico para a prova do seu interesse.
Tenha em mente que você vai precisar de um cronograma que te ajude a organizar seu tempo e aproveitar ao máximo os momentos de estudo para que todos os conteúdos que podem ser cobrados na prova sejam estudados antes do dia de aplicação da mesma.
Evite usar planos de estudo que já estão prontos na Internet: crie o seu próprio cronograma, que deve ser personalizado para os seus objetivos.
Uma estratégia eficiente para criar um cronograma de estudos é ler o edital do vestibular do seu interesse e entender quais serão os assuntos cobrados pela prova e quais matérias possuem peso maior no exame. A partir dessa breve análise, você pode dividir as matérias que devem ser estudar em relação ao tempo que você possui para a sua preparação.
Ao longo da sua preparação para os vestibulares, é fundamental que você insira a resolução de exercícios ao longo dos seus estudos.
Tenha em mente que estudar só com a teoria das matérias não é suficiente. É claro que elas são importantes, mas resolver questões com frequência é fundamental para que você entenda como os temas são abordados pelas perguntas do processo seletivo de seu interesse e também para que você entenda o formato das perguntas.
Dessa forma, busque inserir a resolução de questões de forma frequente no seu plano de estudos: sempre que você acabar de estudar a teoria de uma matéria você pode, por exemplo, resolver uma série de questões sobre o tópico estudado.
Antes de começar a estudar para um vestibular, é fundamental que você identifique quais são os seus pontos francos e fortes em cada disciplina cobrada pela prova do seu interesse.
Todos os estudantes têm pontos fortes e fracos nos estudos e entender isso pode te ajudar a focar mais a sua preparação nas áreas que precisam ser melhoradas e garantir que está aproveitando seu tempo de estudo da melhor forma possível.
Para entender o seu perfil você pode, por exemplo, fazer um simulado de um vestibular e analisar o seu desempenho. Com base nele, você irá identificar quais são seus pontos fortes e fracos e poderá aprimorar os fortes e melhorar os fracos.