Saúde e Bem Estar

Devemos tomar sol todos os dias?

Veja qual a frequência ideal de banhos de sol para manter a saúde sempre em dia.

Certamente você já deve ter ouvido falar que devemos tomar sol todos os dias para garantir que o nosso organismo obtenha vitamina D e, consequentemente, absorva mais cálcio e fortaleça os ossos.

No entanto, muita gente ainda têm dúvidas com relação à forma de absorção dessa vitamina, tendo em vista que banhos de sol estão no topo da lista quando o assunto é manter a vitamina D em dia.

Dessa maneira, fizemos este conteúdo para lhe ajudar a compreender todos os pontos relacionados com este importante tema. Acompanhe e entenda.

Devemos tomar sol todos os dias?

Especialistas apontam que a quantidade de tempo no sol varia de pessoa para pessoa. De maneira geral, adultos jovens devem tomar sol pelo menos 3 vezes por semana, mas essa quantidade pode variar de acordo com as condições de saúde do sujeito.

Além disso, é preciso ficar atento ao horário em que o banho de sol é tomado. Tendo em vista que em alguns momentos o sol pode ser mais prejudicial do que benéfico para a saúde, recomenda-se que o banho de sol seja no período da manhã ou depois das 16h.

Considerando os tons de pele, o tempo de exposição para cada um também é diferente. Veja abaixo algumas considerações:

  • Pele negra: 1 hora, 3 vezes por semana.
  • Pele intermediária: 20 a 40 minutos, 3 vezes por semana.
  • Pele branca: 15 minutos, 3 vezes por semana.

Vale lembrar que essa quantidade de tempo está associada à pessoas saudáveis. Isto é, se você estiver sofrendo com deficiência de vitamina D, é essencial conversar com o seu médico para buscar suplementos e formas adequadas de garantir a absorção essencial para a manutenção da saúde.

Suplementos de vitamina D são benéficos para a saúde?

Entendido que não necessariamente devemos tomar sol todos os dias, ainda questiona-se acerca do consumo de suplementos de vitamina D, para garantir a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino.

A verdade é que tudo dependerá de cada organismo. O ideal é que os suplementos sejam consumidos apenas se houver prescrição do nutricionista ou médico. Caso contrário, o seu excesso também não fará bem à saúde.

Por via das dúvidas, converse com o seu médico, para que ele lhe prescreva a quantidade adequada às suas necessidades e assim você possa garantir o mantimento da sua saúde.

Qual outra forma podemos investir para absorver mais vitamina D?

Além do sol e dos suplementos encontrados em farmácia, a vitamina D também pode ser absorvida através de alguns alimentos, mesmo que isso ocorra de uma forma menos significativa. São eles:

  • Leites e iogurtes;
  • Sardinha, atum e salmão;
  • Cogumelos;
  • Frutos do mar;
  • Ovos;
  • Fígado; e
  • Queijos.

Manter os níveis de vitamina D em dia é essencial para evitar o enfraquecimento dos ossos. Por isso, procure manter sempre uma dieta saudável, além de investir nos banhos de sol a cada dois dias, pelo menos, respeitando o tempo de exposição e os horários.

Lembre-se de que ao passar o período indicado por especialistas, você deverá aplicar protetor solar para não prejudicar a saúde da sua pele.