Categorias: Atualidades

DETRAN MUDA TUDO! Agora só entra com conta Gov.br; entenda novidade

Site do Detran passou por uma série de alterações. Veja o que se sabe sobre as mudanças e como elas impactam os motoristas

Publicado por
Aécio de Paula

O Detran de São Paulo está de cara nova, e agora, com senha! Desde a última segunda-feira (12), o site oficial do Detran-SP passou a ser vinculado à plataforma Gov.br, como parte de um projeto de reformulação que promete transformar a forma como o cidadão acessa os serviços de trânsito no estado.

A mudança visa facilitar o acesso a 58 serviços, além de oferecer informações públicas, notícias e estatísticas sobre trânsito. Tudo isso dentro de um novo ambiente digital, que está sendo atualizado gradualmente.

O que já está disponível agora no site do Detran?

Para entrar no novo site, é necessário digitar a senha do Gov.br. Com isso, o usuário pode acessar informações pessoais, como:

  • Veículos em seu nome
  • Multas (a pagar ou já quitadas)
  • Pontuação na CNH

Além disso, o portal já oferece:

  • Estatísticas detalhadas sobre a frota de veículos
  • Dados sobre licenciamento e infrações
  • Filtro por município
  • Acesso rápido ao Infosiga, sistema estadual que monitora mortes no trânsito

E as próximas mudanças?

O Detran-SP informou que o site ainda está em fase de desenvolvimento, mas algumas funções importantes estão previstas para as próximas semanas, como:

  • Liberação instantânea de veículos guinchados, com pagamento de todos os débitos em uma só operação (exceto a diária do pátio)
  • Consulta a AITs (autos de infração de trânsito) e seus recursos
  • Emissão de segunda via da CNH (sem alteração de dados)
  • Autorização para estampagem de placas
  • Renovação da CNH online

Além do site, está previsto o lançamento de um novo aplicativo para celular, que deve ser disponibilizado ainda em maio, dentro da campanha do Maio Amarelo, voltada à conscientização sobre segurança no trânsito.

Como criar a conta gov.br para entrar no site do Detran

Se você ainda não tem uma conta Gov.br, pode criá-la de forma simples pelo site ou app oficial. O aplicativo, aliás, é a forma mais prática, pois permite identificação facial diretamente pela câmera do celular.

Veja o passo a passo:

  1. Acesse gov.br/governodigital
  2. Clique em “Saiba tudo sobre a conta Gov.br”
  3. Selecione “Criar sua conta gov.br”
  4. Digite seu CPF e clique em “Continuar”
  5. Siga as instruções para finalizar o cadastro

Se você já tem conta, vale verificar seu nível de acesso (bronze, prata ou ouro). A depender do serviço desejado, pode ser necessário fazer a elevação de nível, o que também pode ser feito pelo aplicativo.

Conta Gov.br passa a ser obrigatória em São Paulo. Imagem: Agência Brasil

O que é o Detran?

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o órgão responsável por regulamentar, fiscalizar e administrar o trânsito em cada estado do Brasil.

Em regra geral, a sua principal função é garantir a segurança viária, gerenciando a emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o licenciamento de veículos.

Para além disso, o Detran promove campanhas educativas, fiscaliza infrações e aplica penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como dito, cada estado tem seu próprio Detran, que atua em parceria com a Polícia Militar e outros órgãos para tentar garantir a fluidez e a segurança no trânsito, reduzindo acidentes e melhorando a mobilidade urbana.

Golpes

Recentemente, Detrans de todo Brasil começaram emitir um alerta sobre o novo golpe por SMS. De acordo com informações das vítimas, criminosos estariam enviando alertas para o celular sobre uma suposta pendência na carteira de habilitação, que seria uma multa de trânsito.

O curioso nessa história é que mesmo pessoas que não têm carro estão recebendo esse tipo de alerta. Estamos falando de cidadãos que até tiraram a CNH mas que não costumam dirigir.

A Associação Nacional dos Detrans registrou casos de fraude em 18 estados e também no Distrito Federal até aqui.

No alerta, os Detrans afirmam que não enviam nenhum tipo de mensagem por sms, e-mail ou aplicativos de mensagem, e também não costumam fazer contato por telefone. Assim, a dica é ignorar esses avisos quando eles chegarem até você

“Durante os processos de suspensão, a gente aciona o condutor, sim, mas por vias oficiais. Todas essas notificações são enviadas por correio, são publicadas em Diário Oficial e publicadas no site do Departamento de Trânsito”, explica Luana Amélia de Abreu Teixeira, diretora de processos administrativos de trânsito da Coordenadoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais (CET / MG).