A entrevista de emprego precisa ser conceituada pelo candidato como uma forma orgânica de direcionamento do seu comportamento dentro do processo, para que evite ficar aquém do seu potencial, ao se deixar dominar pela ansiedade da situação de avaliação.
O candidato precisa conceituar a entrevista como uma forma de se colocar no mercado e não como uma maneira de julgamento de sua personalidade, já que esse conceito errôneo pode ser extremamente autossabotador para o seu sucesso profissional.
É muito importante que o candidato leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial competitivo através de suas vivências anteriores.
Por exemplo, é viável falar sobre a sua capacidade de gerir conflitos; liderar pessoas; trabalhar com eventos; controlar agendas; elaborar treinamentos; validar sistemas; gerenciar projetos etc.
Além disso, ao falar sobre uma situação que requer melhoria, o candidato deve ser resolutivo de maneira natural.
Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, mas é viável informar que pretende estudar teatro. O comportamento do candidato precisa corroborar a sua narrativa de maneira orgânica.
Sendo assim, é viável adotar uma postura participativa e evitar se deixar dominar pela ansiedade, através de gestos que podem ser avaliados de maneira negativa.
Não cruze braços e pernas; tenha cuidado para não interromper o entrevistador durante o processo seletivo; seja assertivo e objetivo nas suas respostas e não deixe objetos no seu colo, caso seja possível.
É muito importante que o candidato evite atrasos e trabalhe sua respiração, já que são pontos relevantes para minimizar a ansiedade da situação de avaliação.
O conhecimento sobre a cultura da empresa é importante para o candidato em diversos aspectos. Pois essa é uma forma de considerar a viabilidade da contratação, além de ser um direcionamento indireto sobre a melhor forma de se vestir e de se comportar. Já que é uma cultura startup é muito diferente de uma cultura tradicional.
Portanto, é fundamental para o candidato entender o conceito da entrevista de emprego como uma forma de se colocar positivamente no no processo seletivo, através de uma postura participativa e do direcionamento de suas experiências profissionais.
Além disso, é importante trabalhar sua respiração para minimizar a ansiedade e não interromper o profissional que conduz o processo seletivo. Dessa maneira, o candidato pode se colocar produtivamente e tornar genuína a avaliação feita pelo representante da empresa.