O currículo do candidato funciona como uma vitrine profissional, portanto, considere seus objetivos no mercado e seja sucinto no que tange às atividades exercidas em seus empregos anteriores.
A elaboração do seu currículo requer direcionamento desde o início. Visto que o currículo do candidato funciona como uma espécie de documento profissional e deve destacar os pontos importantes de sua trajetória para que sejam explorados durante uma entrevista de emprego.
Informe seus dados pessoais considerando pontos destacáveis e evite excessos. Sendo assim, não insira muitos telefones para contato e não informe números de documentos, por exemplo.
O seu objetivo no currículo deve ser claro. É possível informar o cargo pretendido dentro da sua área de atuação, considerando a hierarquia. Por exemplo: gerente de atendimento ao cliente; analista de recursos humanos; assistente de relacionamento com o cliente; auxiliar de logística etc.
A trajetória profissional do candidato é um ponto muito importante para a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção. Por isso, informe o nome das empresas nas quais trabalhou e o período de sua respectiva atuação.
Sobre as atividades exercidas, seja sucinto. Lembre-se de que o seu currículo será explorado durante uma entrevista de emprego. Portanto, é fundamental que seja objetivo e faça apontamentos destacáveis sobre suas experiências.
A sua escolaridade deve prezar pela mesma objetividade das demais informações. Assim sendo, considere cursos concluídos e cursos em andamento, sempre em ordem cronológica inversa.
Dessa forma, irá construir um currículo objetivo e sucinto. Assim, ganhando destaque dentro do processo de triagem, realizado pelo profissional de recrutamento e seleção. Vista que um currículo muito extenso, tende a ser descartado sem que seja devidamente analisado.
Além disso, é viável que atualize o seu perfil no Linkedin, já que a plataforma é muito utilizada no mercado atual e pode ser uma excelente ferramenta de recrutamento e seleção, não somente para empresas, como também para o candidato, que pode direcionar o seu currículo de acordo com o seu interesse.
Portanto, é importante que o candidato adapte os apontamentos citados e não fique aquém do seu potencial profissional dentro da dinâmica do mercado atual. Visto que as empresas buscam profissionais objetivos, capacitados e resilientes. Por isso, a elaboração do currículo é uma demonstração de organização e de objetividade.