A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato alcançar seus objetivos profissionais, por isso, é fundamental que direcione a sua postura e descreva suas experiências de modo orgânico e objetivo.
É cabível ao candidato se direcionar assertivamente durante a entrevista de emprego. Por isso, é necessário ter atenção ao seu gesto e construir uma narrativa que seja correlata aos pontos destacáveis do seu currículo.
Exemplifique os seus pontos fortes através de suas vivências anteriores. Sendo assim, fale sobre sua capacidade de lidar com conflitos; gestão de pessoas; otimização de fluxos; atendimento ao cliente; direcionamento de projetos; controles internos; elaboração de treinamentos; dentre outros aspectos importantes para o direcionamento do seu perfil profissional.
Ao apresentar uma situação que requer melhorias, apresente também uma solução. Já que é comum que durante a entrevista de emprego, o candidato seja questionado sobre suas qualidades e seus defeitos.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, informe que pretende estudar teatro, ou ainda, ao informar que precisa melhorar o seu conhecimento em um determinado sistema, informe que já está realizando cotações.
O direcionamento da sua postura deve ocorrer juntamente com a construção da sua narrativa. Por isso, adote uma postura positiva de forma orgânica. É importante que não mantenha seus braços cruzados; controle o seu tom de voz; evite deixar objetos no colo; evite atrasos; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.
Conhecer o site da organização também pode ser de grande valia para o direcionamento do candidato, já que ao analisar a visão, missão e valores da empresa, é possível entender melhor a sua cultura e se direcionar quanto à vestimenta e ao seu próprio comportamento.
Além disso, esse conhecimento pode ser fundamental para que o candidato analise a viabilidade da contratação. Uma vez que uma cultura startup costuma ser bastante diferente de uma empresa que possui uma cultura tradicionalista.
Sendo assim, ao direcionar o seu comportamento e narrativa, poderá tornar a avaliação feita pela empresa mais correlata à realidade do seu perfil profissional, ao passo que também se sentirá mais à vontade para avaliar a viabilidade da contratação.
Considerando que essa avaliação deve ser feita por todas as partes envolvidas durante o processo seletivo, para que a contratação seja resultado de uma troca mútua e genuína entre as partes.