Sabemos o quanto é importante qualificar os prospects, uma vez que é a base das negociações para efetuar as vendas. No entanto, para que possa agir de forma direcionada dentro desse conceito, é primordial que conheça seu produto ou serviço.
Por isso, no processo que envolve a qualificação dos prospects é importante que esteja atento quanto à possível objeção. Todavia, como é feito o processo de desqualificação de um prospect?
Dentro do processo de desqualificação de um prospect é fundamental que a equipe de vendas tenha assertividade quanto aos critérios.
Isso porque para desqualificar o prospect não basta descartar um cliente em potencial. Sendo assim, é necessário que tenha certeza de que está apenas redirecionando os recursos da empresa para outro cliente em potencial.
Por isso, o processo de desqualificação de um prospect está diretamente ligado ao processo de qualificação desse cliente.
Sendo assim, para descartar um prospect, a ponto de torná-lo desqualificado para continuar investindo nele, atente-se a alguns pontos:
Através dessas simples respostas poderá entender se um prospect está qualificado ou não.
Obviamente que um prospect que não está disponível através de emails ou ligações deve ser descartado. Contudo, a validade dessa desqualificação fica a cargo do gestor de vendas. Por exemplo, determinando a frequência de tentativas de contato. Caso a sua equipe não possua um SDR, cabe analisar a viabilidade de implementar uma política de qualificação e desqualificação de prospects. Uma vez que esse processo otimiza o tempo da equipe de vendas para fechar novos negócios com mais assertividade.