A pandemia se mostrou um grande desafio para a comunidade empresarial, que luta para manter suas atividades laborais.
Assim sendo, a pandemia veio acompanhada de desemprego, inflação, desvalorização da moeda e a diminuição do PIB (Produto Interno Bruto).
Não foram poucos os empresários que tiveram que reduzir suas equipes para manter suas portas abertas, ao passo que outros empresários que tiveram que encerrar suas atividades.
As linhas de créditos anunciadas pelo Governo Federal não alcançaram todos os empresários, bem como as ofertas de empréstimo bancário com juros nada convidativos.
Enquanto esperamos pela cura, nos preparamos para voltar à rotina, obviamente, com suas devidas ressalvas.
Os empreendedores precisarão se reinventar no mundo pós pandemia e, para que tenham sucesso, terão que fazer uso de ferramentas com foco na gestão de seus negócios.
Neste cenário o Design Thinking é uma ferramenta de grande valia, pois auxilia os gestores a encontrarem soluções inovadoras voltadas às expectativas do cenário atual.
O processo consiste em integrar todas as áreas da empresa para debatem a atual situação, bem como propor resoluções.
Assim sendo, os envolvidos unem seus conhecimentos, habilidades e atitudes para encontrarem a solução dos problemas.
Vamos citar um exemplo para esclarecer esse conceito. O gestor comercial traz uma ideia para aquecer as vendas, o gestor do marketing propõe a melhor forma de trabalhar essa ação, ao passo que e o gestor do RH avalia a viabilidade de motivar a equipe de vendas para baterem as metas.
Esse método de Gestão é eficaz e eficiente, pois consiste em uma abordagem humana e que pode ser usada em qualquer área de negócio, com ou sem pandemia.
De fato, é difícil nos mantermos perseverantes diante um cenário de crise, mas não podemos nos esquecer que momentos de crise também são celeiros de oportunidades.