Desequilíbrio ecológico: Como pode cair no Enem, vestibular ou concurso - Notícias Concursos

Desequilíbrio ecológico: Como pode cair no Enem, vestibular ou concurso

O desequilíbrio ecológico tornou-se uma pauta global entre indivíduos, governos e organizações ambientais. Contudo, ele continua sendo um grande problema para a geração atual e consequentemente para as futuras. 

Ele ocorre devido a alteração no funcionamento de um ecossistema por conta da ação do homem no meio ambiente ou em alguns casos ocorre de maneira natural. 

A saber, a natureza demorou milhões de anos para conseguir equilibrar seus ecossistemas. No entanto, uma pequena alteração pode gerar um grande desequilíbrio ecológico. 

Ademais, ele ocorre quando um elemento de origem animal ou vegetal de um ecossistema é diminuído em quantidade, adicionado ou subtraído. 

Esta mudança pode corroborar para o surgimento de reações em cadeia, além de repercutir no funcionamento natural de um ecossistema. 

Provas de vestibulares de todo país, assim como concursos públicos da área ambiental e o Enem podem trazer esse assunto em suas questões. Desse modo, compensa muito conhecer o assunto, acompanhe!

Principais Causas do Desequilíbrio Ecológico

A interferência dos seres humanos no meio ambiente é o principal fator do desequilíbrio ecológico atualmente. Dentre as mais variadas podemos citar como principais:

  • Desmatamento
  • Queimadas
  • Caça e pesca ilegal 
  • Urbanização em áreas de matas 
  • Poluição dos rios 
  • Entre outros fatores

No entanto, o desequilíbrio ecológico também pode acontecer por razões naturais, como por exemplo, a erupção de um vulcão, pode ocasionar a morte de diversos animais ou vegetais de determinados locais. 

Desse modo, ele acaba interferindo diretamente no funcionamento natural de um ecossistema. Todavia, essas situações não ocorrem sempre. 

Consequências

Vamos resumir em um exemplo simples como algumas ações do homem podem influenciar diretamente no desequilíbrio ecológico, veja:

Imagine a caça ilegal de cobras em um determinado local, ecologicamente equilibrado. Com a diminuição de cobras no local, o número de sapos tende a aumentar, pois eles são os alimentos das cobras. 

Dessa maneira, a quantidade de insetos começa a diminuir drasticamente, podendo faltar insetos para outros animais que se alimentam deles. 

Além disso, isso pode ocasionar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas somente naquela área. 

Com a diminuição das cobras, o número de roedores, como os ratos, pode aumentar. Desse modo, a busca de alimentos em áreas residenciais pode acontecer.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre desequilíbrio ecológico?

Não deixe de ler também – Ecologia: Entenda a Logística Reversa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?