Saúde e Bem Estar

Como desenvolver novas habilidades no trabalho?

Novas habilidades são sempre bem-vindas no ambiente corporativo. Mas como desenvolvê-las?

Desenvolver novas habilidades no trabalho é absolutamente necessário em qualquer campo de atuação. Afinal, a humanidade e os conhecimentos estão em constante desenvolvimento, nos apontando novos caminhos e possibilidades de explorarmos tudo o que já aprendemos.

Sendo assim, a competitividade também cresce e a necessidade de aprender algo novo aparece com muita força. Mas, como acompanhar o mercado? Como desenvolver novas habilidades que realmente façam diferença em nossas carreiras?

No conteúdo de hoje vamos lhe apresentar diversas dicas neste sentido. Acompanhe e entenda!

Como desenvolver novas habilidades no trabalho?

Para desenvolver novas habilidades no trabalho é preciso agir com coerência, analisando as necessidades reais e os seus desejos em aprender algo novo. Para isso, siga as nossas sugestões abaixo:

1- Tenha clareza de quais são os seus objetivos

É muito importante você saber traçar metas que sejam interessantes para você. Isto é, você precisa praticar o autoconhecimento para saber aonde você quer chegar.

Analise quais caminhos podem ser seguidos para este objetivo e comece a traçar estratégias para alcançá-lo. Jamais aja sem pensar aonde você quer chegar, pois isso pode fazer você começar “mil coisas” sem finalizar nenhuma delas.

2- Busque fontes adequadas para a sua aprendizagem

Depois que você conseguir traçar tudo o que você deseja atingir, comece a buscar fontes adequadas para a sua aprendizagem. Você pretende ler livros sobre o tema? Assistir a vídeos de especialistas no assunto? Ouvir podcasts?

Pense sobre as formas como você quer desenvolver novas habilidades no trabalho e encontre referências adequadas para a sua aprendizagem e necessidade.

3- Acompanhe profissionais com as habilidades que você almeja

A partir do momento que você começar a estudar em livros e outras fontes de qualidade, considerando as suas metas, busque acompanhar profissionais que já possuem determinadas habilidades. Você pode acompanhá-los nas redes sociais, para saber mais sobre o dia a dia e assim poder ter alguns insights importantes sobre a área de atuação. Toda aprendizagem, de fontes confiáveis, é sempre bem-vinda. 😉

4- Foque em habilidades que façam sentido para você

Cuidado para não cair no erro de simplesmente tentar aprender muitas coisas ao mesmo tempo. Procure sempre voltar para as suas metas e objetivos, focando naquelas habilidades que fazem sentido para você.

Jamais aja sem esse compromisso com o que você deseja, pois a curiosidade em querer saber “de tudo um pouco” pode lhe impedir de saber mais a fundo sobre um tema específico.

  • Importante: Isso não quer dizer que você deve apenas ignorar a possibilidade de aprender outra coisa nova. Mas sim, é preciso sempre se ater aos seus objetivos para concluí-los em prazos coerentes.

5- Pratique sempre que possível

Não adianta querer desenvolver novas habilidades no trabalho sem praticá-las. É preciso “treinar”, a fim de memorizar cada vez mais os conhecimentos adquiridos, além de criar a sua forma de atuar.

Considere praticar, mesmo que em casa, desenvolvendo-se quando perceber que está com dificuldade em algo em específico, por exemplo. Assim, pouco a pouco você vai internalizando o conteúdo e melhorando os seus resultados. Invista em si mesmo!