Falta cada vez menos tempo para que o programa Desenrola entre em uma nova fase. A tão aguardada Faixa 1 do programa social começa a funcionar dentro de mais alguns dias. Informações oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome dão conta de que já na próxima semana o leilão dos credores vai ser realizado.
Mesmo com a proximidade da nova fase, o fato é que muitas pessoas que estão em situação de inadimplência ainda têm dúvidas sobre a condução do programa. Neste sentido, separamos abaixo uma série de perguntas e respostas sobre a liberação da nova etapa do Desenrola e sobre os impactos da evolução do programa de negociação de dívida.
O Desenrola é um programa social criado pelo governo federal com o objetivo de ajudar no processo de negociação de dívidas. A ideia é criar um meio campo entre o endividado e o credor para facilitar o procedimento. O projeto foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado.
O Desenrola é um programa que atende basicamente dois grupos. Veja abaixo:
O Desenrola começou a funcionar oficialmente no último mês de julho. Entretanto, neste primeiro momento, apenas as pessoas que fazem parte da Faixa 2 é que podem ser atendidas pelo sistema. Para estas pessoas, basta entrar em contato com o banco em que a dívida foi gestada e conseguir uma negociação de maneira direta.
De acordo com informações do Ministério da Fazenda, a nova fase do Desenrola vai ser liberada a partir da próxima semana. Já na segunda-feira (25) será dada a largada para o leilão dos credores, onde o governo pretende escolher as instituições dispostas a oferecerem as melhores vantagens.
Ainda não há uma data exata para o início das negociações do programa Desenrola. Em entrevistas recentes, membros do Ministério da Fazenda afirmaram que a tendência é que os primeiros contratos da Faixa 1 sejam negociados a partir da primeira semana de outubro.
Sim. O governo federal já confirmou que os usuários do Bolsa Família poderão ser atendidos pelo programa Desenrola. Até mesmo porque a Faixa 1 é focada nas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Quem solicitou o consignado do programa e acabou se endividando, também poderá participar.
O Ministério da Fazenda explica que as condições de pagamento da dívida deverão variar de acordo com o resultado do leilão dos credores que vai ocorrer na próxima semana. De todo modo, é possível adiantar que o cidadão vai poder escolher entre pagar o valor de uma vez com desconto, ou em até 60 vezes, com juros de até 1,99% ao mês.
Caso o cidadão opte pelo pagamento a prazo, será preciso escolher em qual banco estas quitações serão feitas. Todos este processo será feito dentro da plataforma do Desenrola.
Sim. Segundo informações do Ministério da Fazenda, as pessoas que estão na Faixa 2 seguem sendo atendidas normalmente, mesmo depois do início da entrada da Faixa 1. No caso da Faixa 2, não é necessário negociar as dívidas por meio da plataforma do Desenrola. Como dito, o cidadão pode procurar a negociação diretamente com a instituição financeira.