Primeiramente, o Governo Federal, por meio do programa Desenrola Brasil, viabiliza agora a negociação online de débitos na conta de luz para os clientes da Energisa Sul-Sudeste, que estejam com contas atrasadas. No entanto, a iniciativa, operacionalizada pelo site do Serasa, possibilita a regularização das pendências.
Contudo, a concessionária atua na distribuição de energia elétrica em 28 municípios da região de Presidente Prudente (SP). Tanto quanto, o Desenrola Brasil estabelece condições especiais, oferecendo descontos que podem atingir até 75%, com o objetivo de auxiliar a população. Além disso, principalmente, beneficia pessoas físicas negativadas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico.
Sobretudo, o programa contempla a negociação de débitos de energia da Energisa, abrangendo clientes com dívidas negativadas e vencidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2023, com valor total de até R$ 20 mil. No entanto, para participar, os interessados podem seguir o passo a passo disponível nos sites do Serasa ou do Governo Federal.
Além disso os critérios estabelecidos, a empresa avalia individualmente as situações de clientes que não se enquadram nos requisitos do Desenrola Brasil, buscando acordos personalizados.
Tanto quanto, o governo destaca que aproximadamente 11,5 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa, com mais de R$ 34 bilhões em dívidas negociadas. Contudo, os descontos médios de 83% permanecem disponíveis até 31 de março.
Além disso, para facilitar a renegociação, os canais de atendimento da concessionária incluem o aplicativo Energisa On, Gisa (WhatsApp), site e telefone gratuito: 0800-7010-326.
No entanto, para participar da renegociação do Desenrola Brasil, é necessário realizar um cadastro no Gov.br, um processo gratuito aberto a todos os brasileiros. Sobretudo, o registro pode ser efetuado diretamente no portal do Governo Federal, seguindo o passo a passo a seguir:
1. Acesse o site do governo.
2. Selecione a opção “entrar com gov.br”.
3. Digite seu CPF e clique em “continuar”.
4. Leia e aceite os termos, em seguida, clique em “Continuar”.
5. Escolha um dos bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma” caso não possua conta em banco ou não queira utilizá-la.
6. Preencha o formulário com seus dados, passíveis de validação na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser efetuado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Importante notar que esse formulário permite apenas o nível Bronze (consulte abaixo como aumentar o nível da conta gov.br).
7. A plataforma enviará um código, podendo ser recebido via e-mail ou celular. Contudo, insira-o no local indicado.
8. Crie uma senha que atenda aos critérios exigidos.
9. Com isso, já será possível realizar o login com a conta gov.br em outros serviços.
Portanto, para o processo de renegociação através do Desenrola Brasil, os interessados precisam se inscrever no Gov.br. Contudo, sem esse cadastro, não será possível acessar o sistema.
1. Acesse o portal www.gov.br.
2. Selecione “Entrar com gov.br”.
3. Digite o CPF e clique em “Continuar” – nesta etapa, é possível criar ou alterar a conta.
4. Preencha o formulário com seus dados pessoais.
1- Validação facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência da foto junto à Carteira de Habilitação (CNH);
2- Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil);
3- Validação dos dados com usuário e senha do Sistema de Gestão de Acesso (SIGEPE), caso seja um servidor público federal.
– Validação facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;
– Validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.