Com o intuito de combater o repasse de benefícios para aqueles que não têm direito de recebê-lo, constantemente o Governo Federal vem avaliando o cadastro de milhões de brasileiros incluídos no Bolsa Família.
Em algumas situações, o bloqueio pode acontecer como medida preventiva, a fim de que a pessoa se apresente no CRAS para regularizar a sua situação e provar que realmente necessita do benefício.
Portanto, se você teve o seu benefício bloqueado, fique tranquilo! Caso tenha realmente o direito de recebê-lo, será possível recuperar o pagamento mensal seguindo alguns passos simples, que explicamos neste texto. Acompanhe para entender e tirar as suas dúvidas.
Veja como desbloquear o Bolsa Família em julho
Como mencionamos anteriormente, o objetivo do bloqueio do Bolsa Família não é desamparar os brasileiros, mas sim garantir que fraudes sejam combatidas. Afinal, muito embora você saiba que a sua situação é regular, o Governo precisa fazer verificações constantes para garantir que tudo está certinho.
Dessa maneira, fica mais fácil detectar possíveis fraudes, cancelando cadastros fraudulentos e incluindo famílias que realmente têm necessidades e precisam desse tipo de benefício.
Porém, também entendemos o quão frustrante é ter o benefício bloqueado ao entrar no app e se deparar com uma mensagem de bloqueio, não é mesmo? Por isso, preparamos um passo a passo de como você pode desbloquear. Veja a seguir:
- Primeiramente, reúna todos os documentos da sua família e seus documentos pessoais. Lembre-se de separar comprovante de renda e residência também;
- Em seguida, dirija-se ao CRAS onde você fez o seu cadastro no CadÚnico, com todos esses documentos em mão;
- Converse com o atendente sobre o problema de ter tido o seu benefício bloqueado e busque compreender o motivo. Caso seja apenas uma medida cautelar do sistema, o atendente poderá desfazer o bloqueio e você deverá aguardar o desbloqueio. No entanto, se houver alguma irregularidade no seu cadastro, será necessário organizar o que está “errado” para, então, retornar ao CRAS e solicitar o Bolsa Família novamente.
O que pode ter causado o bloqueio?
Muitas vezes, o cadastro no Bolsa Família é bloqueado quando existem suspeitas de fraude. Isto é, se porventura a sua família possui uma fonte de renda que a desqualifica de receber esse subsídio do Governo, o seu benefício poderá ser cancelado por conta disso.
Além desse problema, outros fatores também podem causar o bloqueio:
- Quando há crianças no grupo familiar e elas não frequentam a escola corretamente, o benefício poderá ser bloqueado;
- Se as crianças não estão recebendo as vacinas de acordo com a faixa etária, o benefício poderá ser bloqueado também;
- Se você alegou que mora sozinho quando, na realidade, mora com outros familiares, o bloqueio também pode acontecer;
- Outra situação é a desatualização cadastral, pois se você não atualiza os dados da sua família no CadÚnico há mais de dois anos, terá o seu Bolsa Família bloqueado até atualizar novamente.
Verifique quais fatores acima podem ser a causa do seu bloqueio e busque orientações mais precisas para o seu caso diretamente no CRAS mais perto de você.