Para estimular jovens de todo o país a conhecerem as oportunidades de realização de cursos técnicos, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), lança o Desafio Soutec.
De acordo com a recente divulgação oficial, a iniciativa irá reconhecer ideias, propostas e soluções inovadoras que possam ampliar o conhecimento sobre o aplicativo Soutec. Segundo destaca o Ministério da Educação (MEC), as inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 23 de outubro.
O Ministério da Educação (MEC) explica que o desafio Soutec é voltado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, de escolas públicas de todo o país.
De acordo com as informações oficiais, os alunos interessados deverão enviar propostas com estratégias para estimular o uso do aplicativo Soutec e para o desenvolvimento de novas funcionalidades e soluções tecnológicas inovadoras que possam ajudar os jovens na escolha profissional.
Além disso, também serão reconhecidas pelo concurso, as propostas de aprimoramentos de aspectos visuais e de conteúdo, a fim de tornar a ferramenta mais atraente, assim como, sugestões para tornar o aplicativo mais acessível e inclusivo, destaca o Ministério da Educação (MEC).
A inscrição das propostas para o concurso técnico-cultural é gratuita e deve ser realizada no site por meio do formulário oficial até o dia 23 de outubro. Segundo destaca o Ministério da Educação (MEC), o resultado será publicado no dia 11 de novembro. Acesse o edital do Desafio Soutec na página oficial do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a informação oficial, a ferramenta foi lançada pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de auxiliar os jovens no planejamento de suas carreiras profissionais. No aplicativo, o usuário pode realizar um teste de orientação profissional, que apresenta resultado com os perfis e o detalhamento da profissão que mais combina com ele.
Além disso, o app indica aos jovens os cursos técnicos ofertados, considerando a localização informada. Segundo informa o Ministério da Educação (MEC), o Soutec é gratuito e está disponível para download tanto para Android como para IOS.
De acordo com edital do Desafio Soutec, cada proposta será avaliada por quatro membros da Comissão de Avaliação, dois da Setec/MEC e dois do Nees/Ufal, que pontuarão individualmente cada um dos cinco critérios acima especificados, considerando a pontuação de 0 a 3 obtida pela proposta.
Na sequência, os pontos aferidos por cada um dos quatro membros serão somados. Assim, o resultado final da avaliação será alcançado por meio da somatória das avaliações individuais realizadas pelos membros, sendo reconhecidas as três propostas de cada categoria que receberem o maior número de pontos total.