Enem e Vestibular

Derretimento das calotas polares: Fatores e consequências

O derretimento das calotas polares tem chamado a atenção de governantes do mundo todo, principalmente nas últimas décadas, pois está ligado diretamente ao Aquecimento Global. 

Hoje em dia o fenômeno já pode ser percebido visualmente, afinal diversos icebergs surgem por conta do derretimento das calotas polares. 

O assunto poderá ser cobrado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e fique ligado no assunto. 

Principais fatores para o derretimento das calotas polares

De acordo com especialistas do clima o aumento da temperatura da Terra, influenciado pela emissão de gases poluentes, tem sido fundamental para o derretimento das calotas polares. 

Sendo assim, esse fator tem sido primordial nas mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa e o seu consequente aquecimento global. 

Desse modo, a pauta acaba sendo discutida entre governos das maiores potências do planeta e organizações ambientais. 

Contudo, alguns países ainda não acreditam nos protocolos propostos pelas organizações ambientais, com o objetivo de diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera. 

Consequências

O derretimento das calotas polares tem provocado o aumento dos níveis dos oceanos. Vale destacar que se o fenômeno continuar crescendo poderá ocasionar o desaparecimento de cidades litorâneas. 

Ademais, o derretimento das calotas polares impacta diretamente na temperatura da Terra, ocasionando vários problemas e desequilibrando o meio ambiente. 

Para se ter uma ideia do problema, segundo especialistas o glaciar da Ilha de Pine na Antártida está se derretendo em um nível avassalador. Eles afirmam que ela perde cerca de 15 cm de altura por ano. 

Possíveis soluções

Grande parte dos cientistas afirmam que o aumento dos gases do Efeito Estufa colaboram diretamente para o Aquecimento Global, se tornando o principal motivo para o derretimento das calotas polares. 

Todavia, algumas medidas podem ser tomadas para que o problema seja amenizado, veja: 

  • Investir em fontes de energia limpas,
  • Apostar no reflorestamento pois a fotossíntese é capaz de retirar CO2 da atmosfera,
  • Utilizar produtos biodegradáveis,
  • Promover a coleta seletiva do lixo,
  • Reciclagem,
  • Evitar utilizar o automóvel para percursos curtos.

Por causa desses motivos, governos e entidades do mundo todo desenvolvem protocolos a serem seguidos pelas nações que mais corroboram com o aumento do efeito estufa. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o derretimento das calotas polares? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Animais mais ameaçados pelo aquecimento global