Um estudo divulgado em 2016 apontou que a depressão em estudantes acomete sete em cada dez acadêmicos. Trata-se de um número alarmante e que merece atenção.
Seja por conta da rotina corrida, ou pela pressão de adquirir um diploma, as universidades têm sido uma das portas de entrada para a depressão e ansiedade. Saber lidar com tudo isso é uma necessidade atual e importantíssima.
Por conta destes fatores, fizemos este artigo para lhe auxiliar neste tipo de situação. Acompanhe.
As causas da depressão em estudantes estão, em essência, associadas com questões relativas à rotina, pressões psicológicas e necessidade de perfeição.
Tudo isso, em um somatório de longo prazo, pode acarretar sensações de perda de controle, incapacidade, baixa autoestima e diminuição na concentração e rendimentos.
Em suma, podemos listar as principais causas como:
Estas são apenas algumas causas que podemos citar, porém, a depressão em estudantes é uma realidade multifatorial. Isto é, pode apresentar diversas causas que em conjunto levam o sujeito ao estado depressivo.
Os sintomas de depressão em estudantes se assemelha à depressão em quaisquer circunstâncias. São eles:
Outros sintomas podem aparecer no dia a dia das pessoas, em decorrência das suas questões pessoais e mentais. Por isso é necessário ficar atento aos sinais, para assim buscar o auxílio adequado.
Reconhecer o problema é o primeiro passo para lutar contra ele. Ao enxergar o rumo da própria vida, o estudante poderá iniciar medidas que o levem a um caminho mais equilibrado.
Aqui, é possível contar com o apoio de pessoas próximas, evitar guardar os sentimentos e angústias e trabalhar o fortalecimento da autoestima.
Lembre-se que ninguém precisa ser perfeito em tudo, até porque isso sequer existe. Busque sempre conhecer mais sobre si mesmo, suas limitações, sonhos, medos, etc. A psicoterapia pode ser uma forma adequada de lidar com esta realidade e assim desenvolver mais qualidade de vida para o sujeito.
Veja algumas medidas complementares que podem auxiliar:
Cuide de você e não deixe este autocuidado para depois!