Atrasos na conta de luz estão cada vez mais frequentes, e uma das causas é o alto custo da energia elétrica. Aí entra o fantasma do corte de luz, que causa grandes transtornos para os moradores da casa. Por isso que hoje, nós indicaremos logo após quanto tempo sem pagar luz é cortada.
Hoje, tudo funciona com a utilização da energia elétrica: banho, alimentação, saúde, lazer, entre tantas outras atividades de uma residência. Por isso que quando a luz é cortada, a interrupção destas atividades gera um grande transtorno.
Por isso que é preciso sempre cuidar para não ocorrer o corte da luz. Mesmo assim, o corte só pode ser feito, a partir da regulamentação das empresas responsáveis para a distribuição da energia.
Entre as principais razões para o corte do fornecimento de energia estão:
Para realizar o corte da energia elétrica é preciso que o consumidor seja avisado com antecedência de 15 dias, por notificação, que pode ser realizada na própria fatura da energia.
Ainda, o corte de luz deve ser realizado no horário entre as 8 horas e as 18 horas, e nunca deve ser feito na sexta-feira, sábado, domingo, feriado ou véspera de feriado.
Se o corte de luz não atender essas condições, ou não ocorra a notificação, o consumidor pode entrar com pedido de indenização, por não atender a regulamentação.
Muitas empresas distribuidoras de energia, oferecem a negociação de contas atrasadas para evitar o corte e facilitar o pagamento.
Informação Importante:
O corte deverá ser feito em até 90 dias do vencimento da conta. Caso contrário, não poderá haver o corte, mesmo que a fatura esteja em aberto.
O processo é simples, mas entediante. Você precisa emitir uma 2ª via da fatura, realizar o pagamento e guardar o comprovante de pagamento. Entre em contato com a agência distribuidora de energia, e faça a solicitação de religação da luz.
Mas saiba que a partir do pedido de religação feito pela distribuidora de energia, ela tem o prazo de 24 horas para fazer a religação em locais urbanos, e 48 horas para locais rurais.
Tome cuidado:
Não realize a religação ilegal da luz, pois além e comprometer a integridade elétrica de sua casa, você pode ter que pagar multas ou até ir para a prisão.
Então, além de fazer o pagamento em dia, existem outras atitudes que você pode fazer para evitar o corte de luz. São elas:
Assim, resumindo: não há tempo determinado para ficar sem pagar a fatura de luz para ocorrer o corte. O que ocorre é que quem consome precisa ter a notificação com antecedência do corte e que existem dias e horários que precisam cumprir para realizar o corte.
Mantenha suas contas de luz em dia e evite o corte da luz na sua casa!