Empregadores de todo o país têm até esta sexta-feira (20) para pagar a segunda parcela do 13º salário. O benefício extra é aguardado com ansiedade por milhões de brasileiros, e pode ter um impacto significativo no orçamento de boa parte das famílias.
Instituído ainda no ano de 1962, o 13º salário representa uma remuneração extra normalmente paga no final do ano. De acordo com especialistas na área econômica, se bem utilizado, esse valor pode ajudar qualquer pessoa a ter um final de ano proveitoso.
Para boa parte dos brasileiros, o 13º salário acaba sendo uma oportunidade de organizar as finanças. Como se sabe, boa parte do país está endividada, e uma parcela significativa do benefício costuma ser destinada justamente para a quitação de dívidas, sobretudo aquelas que contam com os juros altos.
Dados mais recentes divulgados pelas mais variadas instituições financeiras indicam que cerca de 40% dos brasileiros usam o 13º salário justamente para limpar o nome ou ao menos para reduzir o tamanho do seu endividamento.
Essa é uma decisão importante que pode não apenas aliviar o orçamento familiar, mas também permitir que muitas famílias comecem o ano de 2025 com as contas em dia.
As festas de natal e do ano são dois dos mais esperados momentos dos trabalhadores brasileiros em todo o ano. O 13º salário pode desempenhar um papel importante para financiar essas celebrações.
Grande parte dos brasileiros costuma utilizar esse dinheiro extra para comprar presentes, decorar a casa, ou até mesmo preparar uma ceia especial.
Pesquisas mais recentes revelam que mais de 60% dos consumidores planejam usar ao menos uma parte do 13º salário para adquirir presentes de Natal, por exemplo.
Essa é uma decisão que impacta positivamente até mesmo o comércio, já que com o aumento de demanda, exige também uma elevação no número de contratações dos trabalhadores temporários, o que aquece o mercado de trabalho
Se você é aquele tipo de trabalhador mais contido, e que não deseja usar o 13º salário de uma maneira mais imediata seja para pagar contas, ou para organizar as suas festas de final de ano, existe uma outra dica interessante.
Parte dos brasileiros costuma usar ao menos uma parcela do 13º salário para planejar o futuro, e realizar investimentos ou poupar.
A destinação para uma reserva de emergência ou para uma meta, como a compra de um imóvel, por exemplo, é vista como uma forma muito inteligente de utilizar o benefício extra. Essa escolha reflete uma tendência crescente de priorização da estabilidade financeira, e vai fazer você colher algum fruto em um futuro próximo.
Mas se você quer viver um momento inesquecível já no final de 2024, não há nada de errado em usar parte do seu 13º salário para realizar um sonho que já foi adiado em outro momento.
Realizar uma viagem, por exemplo, é uma das escolhas preferidas para os trabalhadores que recebem o dinheiro extra. Vale frisar que agências de turismo costumam relatar um aumento significativo na procura por esses pacotes de viagem de final de ano, impulsionado justamente pela combinação do 13º salário com o período das férias.
Não há nada de errado em usar o dinheiro extra para visitar um familiar distante, explorar novos destinos ou simplesmente relaxar depois de um ano muito cansativo de trabalho.
É importante destacar que o pagamento da segunda parcela do 13º salário é naturalmente menor do que o registrado na primeira parcela. Isso porque a segunda rodada conta com os abatimentos do imposto de renda e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Também vale lembrar que os empregadores só podem pagar esse saldo até essa sexta-feira (20). Caso eles não paguem, poderão sofrer punições do Ministério do Trabalho, ou de órgãos superiores.