O mercado atual exige que o empreendedor seja analítico e objetivo, no entanto, há diversos fatores que tornam a empresa vulneral. Todavia, é inerente ao mercado atual essa dualidade, onde o empreendedor precisa ser analítico, porém, ao mesmo tempo, perceptivo.
Haja vista que é importante analisar os dados e métricas. Porém, os fatores intangíveis mudam o mercado, por isso, as estratégias servem como base para tomar as decisões, ao passo que também são fontes de informações sobre as vulnerabilidades desse mercado atual, onde nada é estático e as tendências oriundas das maneiras como o cliente se comporta, impactam nas novas demandas do mercado.
Dessa forma, criando um ciclo intangível de mudanças que impactam em todos os setores. Por isso, a volatilidade do mercado atual precisa ser analisada, juntamente com diversos fatores, como os ambientes interno e externo.
Além disso, o que o mercado oferece como uma inovação, em pouco tempo se torna mais obrigatoriedade. Sendo assim, para que se atenda ao mercado atual é importante que a gestão da empresa tenha a capacidade analítica de amparar os planejamentos.
Os fatores mensuráveis e as informações intangíveis que chegam através das inovações, trazem novas maneiras de realizar negociações. Portanto, até mesmo os comentários dos clientes na rede social da empresa, ou pelas reclamações que a empresa recebe, é possível analisar fatores não mensuráveis.
Sendo assim, o empreendedor deve ser objetivo e perceptivo, para que seja um empresário preparado e não contraditório, já que a adaptabilidade é uma necessidade do mercado atual.