Volatilidade No Empreendedorismo

Volatilidade no mercado atual e a sua relação com o empreendedorismo

A volatilidade do mercado atual pode ser uma oportunidade para um empreendedor. No entanto, para que possa existir esse tipo de reversão é muito importante que empreendedor se ampare de planejamento estratégico.

Dentro do mundo dos investimentos, a volatilidade é um termo muito conhecido, haja vista que a instabilidade quanto aos investimentos sempre existiu. Por isso, quando uma pessoa decide investir no mercado financeiro é muito importante que faça estudos sobre a viabilidade do seu investimento.

Além disso, pode recorrer a serviços como os brokers. Todavia, ainda que o investidor se ampare de metodologias e projeções, não há como ter uma certeza do retorno do seu investimento.

No entanto, para o investidor existe um certo tipo de cálculo dos riscos, considerando a volatilidade do mercado. Por isso, existe a análise do perfil do investidor, na qual a pessoa pode investir com maior ou menor risco de perda. Isso faz todo o sentido dentro do mercado financeiro.

Correr riscos requer análises de perfil de investimento

Porém, essa mesma lógica é aplicável ao empreendedorismo atual, já que a volatilidade está sendo utilizada no mercado como referência a fatores não controláveis. Uma vez que é a mesma lógica, pois, ao investir você pode se amparar de estratégias e análises de perfil, mas não há como ter certeza do retorno.

Todavia, quem estuda o mercado se ampara e aumenta suas chances de sucesso. Por isso, cabe ao empreendedor entender o seu perfil para que escolha um modelo de negócio e aumente a viabilidade do seu investimento.

Fatores internos e externos e a viabilidade do negócio

Dessa forma, como ocorre no mercado financeiro, não há certeza de retorno, mas há um aumento nas chances de sucesso. Por isso, ainda que empreender ou investir se refira a correr riscos, as análises desses fatores internas e externas tornam esses riscos calculados.

Sendo assim, é importante aprender com as falhas e viabilizar estrategicamente o seu investimento. No entanto, talvez o empreendedor tenha ainda alguns pontos positivos que o mercado financeiro não tem, como a possibilidade de trabalhar a sua marca através de ações de marketing digital, gerando valor para o seu produto ou serviço. Todavia, investir no empreendedorismo é correr risco, inclusive, o de ter sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.