De acordo com o Índice de Civilidade Digital, condensado pela Microsoft, 43% das pessoas no Brasil estiveram envolvidas em um incidente de cyberbullying.
O Brasil atingiu um ICD de 72%, mesmo índice de civilidade atingido no ano passado. Dentre os entrevistados, 41% disseram que a civilidade online foi pior durante a pandemia, 43% alegaram algum envolvimento num incidente de cyberbullying, enquanto 21% disseram ter sido os alvos.
Práticas seguras na internet
Pensando em melhorar a experiência online de indivíduos, empresas e governos, a Microsoft compartilha os quatro princípios do Desafio da Civilidade Digital. Eles foram pensados para explicar como promovem interações mais seguras, saudáveis e respeitosas.
Segundo a corporação, todos podem se comprometer com as ações do desafio e adotar hábitos e práticas online positivas ao longo do ano. Por exemplo:
- Viva a regra de ouro agindo com empatia, compaixão e bondade em todas as interações e tratando com dignidade e respeito todos com quem você se conecta na internet.
- Respeite as diferenças, considere perspectivas diferentes. E quando surgirem desavenças, aja cuidadosamente e evite insultos e ataques pessoais.
- Faça uma pausa antes de responder a algo de que discorda. E não publique ou envie nada que possa prejudicar outra pessoa, abalar uma reputação ou ameaçar a segurança de alguém.
- Defenda a si mesmo e aos outros oferecendo apoio àqueles que estão sujeitos a abuso ou crueldade online, denunciando ameaças e preservando evidências que comprovem comportamento inadequado ou inseguro na internet.
Com a disponibilidade de dados do Desafio e do Índice, a Microsoft espera que os formuladores de políticas, como empresas e indivíduos, considerem a necessidade de criar uma Internet mais segura e respeitosa. Bem como usem essas evidências como base para impulsionar a “civilidade digital” em todo o mundo.
Clique aqui para saber mais sobre os riscos na internet no Brasil e dados acerca do cyberbullying. Para visualizar os dados do estudo global, acesse esse link aqui.
E então, qual sua opinião sobre o assunto?
Não deixe de ler também outro artigo que aborda o assunto – Atualidades: 6 tópicos sobre bullying que podem cair no ENEM