A redação está presente na maioria dos concursos e provas de vestibulares, sendo que ela é usada como desempate em muitos casos. Assim, ir bem na redação pode te garantir uma boa classificação ou, até mesmo, a vaga. Por isso, um curso gratuito de redação pode ser o que você precisa para passar no concurso dos seus sonhos.
Além disso, o curso ainda pode ser usado como horas extracurriculares na faculdade, para prova de títulos e te ajudar em seleções de mestrados e doutorados. Contudo, para isso, você precisa adquirir o certificado.
Saiba mais sobre como funciona o curso gratuito de redação no artigo abaixo!
Como realizar a inscrição?
A inscrição para o curso gratuito de redação é realizada de forma simples, no site oficial do Pensar Cursos, instituição que oferece o curso. Onde, inclusive, estão disponíveis vários outros cursos, também gratuitos.
Portanto, a matrícula para este e os demais cursos, é gratuita. Contudo, o certificado não é. Se você quiser adquiri-lo, precisará pagar. Mas, você tem a opção de fazer o curso e não comprar o certificado. Ou seja, pode assistir às aulas sem pagar nada.
Existe algum requisito para o curso de redação gratuito?
Esse curso é livre e não possui nenhum pré-requisito. Isso quer dizer que não existe nem idade nem escolaridade mínimas necessárias para realização dele.
Contudo, por ser um curso de redação, é preciso saber ler e escrever. Além disso, por ser online, o acesso a um dispositivo que tenha internet é imprescindível para realização das aulas.
Como funciona o curso?
O curso de redação gratuito funciona 100% online, com as aulas disponíveis 24 horas. Assim, no momento em que você faz a matrícula, você pode começar a assistir às aulas. Além disso, não existe um tempo predeterminado para o curso acabar. Isso significa que o aluno tem o tempo que precisar para a conclusão desse curso, que possui carga horária de 10 horas.
O estudo é realizado de forma autônoma, ou seja, o aluno é o próprio responsável por todo processo de aprendizagem. Assim, ele precisa assistir todas as aulas disponíveis do curso sozinho. A vantagem é que isso dá liberdade para criação de um cronograma flexível, que permite adaptação em qualquer rotina.
Ao final do curso, ou seja, depois que todas as aulas forem assistidas, o aluno precisará fazer uma avaliação. Essa avaliação pode possuir entre 5 e 10 questões e, para ter direito ao certificado, é preciso alcançar, no mínimo, 60%. Se o aluno for reprovado, ele tem direito a repetir a prova.
Lembrando que o certificado é pago, mas é, totalmente, opcional.
Vantagens do certificado
Apesar de ser opcional, existem algumas vantagens na obtenção do certificado. Com ele, é possível comprovar a realização do curso e usá-lo no seu currículo. Além disso, dependendo do edital do concurso ou demais seleções, como pós-graduações, esse certificado pode ser usado na prova de títulos. Assim, ele fornece uma vantagem na seleção em relação aos outros candidatos. Uma vez solicitado, o certificado é disponibilizado online.