O currículo profissional é uma espécie de vitrine de sua trajetória profissional, por isso, na condição de candidato, preze por um currículo assertivo, objetivo e construído de maneira organizada.
A ordem das informações durante a avaliação do seu currículo deve ser em cronologia inversa. Isso significa que deve priorizar informações atuais. Além disso, o seu currículo deve ser organizado e visualmente agradável para que seja considerado para a próxima etapa do processo seletivo.
O profissional que realiza o processo de triagem do currículo possui pouco tempo para essa análise. Portanto, quanto mais sucinto e objetivo for o seu perfil profissional, maiores são suas chances de receber o convite para uma entrevista de emprego.
Informe seus dados pessoais de maneira objetiva, evitando excessos. Sendo assim, coloque poucos meios de contato e esteja disponível em todos eles. É importante para o candidato considerar o seu objetivo de forma concreta.
Por isso, pode ser viável informar seu cargo pretendido, nível hierárquico e área de atuação profissional. Por exemplo: auxiliar de loja; analista de faturamento; assistente de vendas; gerente de franquias.
Além disso, é fundamental também que o candidato tenha clareza sobre quais são os principais pontos de sua trajetória profissional, já que a experiência profissional é um ponto muito relevante dentro da análise feita no processo de recrutamento e seleção. Informe o nome das empresas nas quais trabalhou e o período de sua atuação. Seja objetivo sobre suas atividades exercidas de forma resumida.
A mesma objetividade deve estar presente nas informações referentes ao seu perfil acadêmico. Sendo assim, informe cursos concluídos e cursos em andamento, considerando a previsão de término do curso atual, se for o caso. Além disso, caso possua algum curso de graduação ou pós-graduação que esteja interrompido por qualquer razão, é importante que atualize o status do curso no currículo.
Caso opte por resumir o seu currículo, pode ser viável criar algum tipo de relação, ainda que indireta, entre suas habilidades comportamentais e suas atividades exercidas em seus empregos anteriores.
Visto que essa relação faz parte da análise feita pela empresa, sendo um ponto de coerência quanto ao seu perfil de forma ampla. Portanto, é importante para o candidato direcionar o seu perfil de acordo com a necessidade do mercado, ao prezar pela objetividade durante toda essa elaboração.