Para que possa elaborar um currículo de forma assertiva é importante que se atente a alguns pontos principais, principalmente se está em busca do primeiro emprego.
Os dados pessoais precisam ser colocados de forma sucinta, ou seja, seu endereço e contatos devem estar sempre atualizados.
Bem como, o endereço de e-mail precisa passar seriedade. É importante que o candidato se atente ao endereço de e-mail para que não sejam apelidos ou diminutivos de nomes.
O objetivo do currículo precisa ser direcionado para vaga em aberto. Por isso, para uma pessoa que busca um emprego em uma área na qual ela já possui histórico de atuação, é mais fácil direcionar seu objetivo.
No entanto, para quem busca o primeiro emprego pode ser colocada a informação de que busca por uma oportunidade. Caso esteja buscando por alguma oportunidade específica, pode colocar essa posição no objetivo. Como geralmente ocorre na busca por um estágio, por exemplo.
No entanto, para quem não possui um objetivo específico, pode direcionar seu currículo para uma primeira oportunidade. Neste caso, outras informações irão complementar a análise do selecionador.
Os candidatos podem inserir informações sobre sua carreira e reforçar suas habilidades e conhecimentos. Além disso, pode colocar algum projeto que tenha implementado.
No entanto, para o primeiro emprego não precisa colocar exatamente esse tópico. Porém, pode colocar algum projeto que tenha feito, ou ainda, se faz algum tipo de trabalho voluntário, por exemplo.
A formação acadêmica deve ser colocada em ordem cronológica, iniciando da atual até a mais antiga. Para quem não possui ensino superior, pode colocar dados sobre o ensino médio.
Informações sobre cursos devem conter a descrição, nome da instituição, modalidade do curso e previsão de término.
Candidato sem experiência pode citar eventuais trabalhos em centros acadêmicos e atribuições e responsabilidades que tinha. Bem como, sua disponibilidade em aprender.
Importante inserir cursos em andamento e concluídos, desde que tenham sido certificados. Bem como, deve inserir idiomas de forma honesta quanto ao seu nível básico, intermediário, avançado e fluente.
Pode aproveitar esse campo para destacar qualidades e certificações. Programas de intercâmbio e demais diferenciais podem ser inseridos.
Para quem não possui experiência profissional é o momento de reforçar suas habilidades, competências e informações relevantes como cursos que pretende realizar e o que busca desenvolver em si.
Sendo assim, aumenta suas chances sucesso na busca pelo primeiro emprego. Veja algumas dicas sobre como ter sucesso em uma entrevista de emprego.