O currículo é uma apresentação da sua trajetória profissional até o momento de sua elaboração. Por isso, ele deve ser construído como um documento profissional dentro de um conceito abrangente que deve considerar seus objetivos e personalizar as informações principais.
O destaque do seu currículo se dá pela objetividade e pela assertividade quando de sua construção. Por isso, é muito importante que você – na condição de candidato – organize a visualização do seu documento; bem como, faça análises quanto a coerência dos dados, dentre outros fatores, como optar por uma foto que transmita uma imagem profissional, evitando um ambiente muito pessoal como fotos em festas ou em viagens, por exemplo.
Os seus dados pessoais devem ser destacados pela objetividade. Por isso, é fundamental que você não insira dados excessivos. Por exemplo, não coloque números de documentos ou muitos telefones para contato, já que o mais importante é que você esteja disponível nos principais contatos.
A informação sobre o seu objetivo deve ser clara e direta. Sendo assim, você pode falar sobre o seu nível hierárquico dentro da sua área de atuação atual. Por exemplo: gerente de franquias; assistente de vendas; analista de contratos; auxiliar de logística etc.
A descrição de sua carreira acadêmica requer assertividade e objetividade no seu currículo. Por isso, informe os cursos dos quais você possui certificados, bem como, é relevante que você informe dados atuais, caso você estude, principalmente, considerando a modalidade do seu curso em andamento e a previsão de término do curso.
A sua história profissional é um ponto muito importante na avaliação do profissional de recrutamento e seleção. Por isso, você deve falar sobre os pontos importantes de sua passagem por seus empregos anteriores, de modo que você possa explorá-los pessoalmente durante a entrevista de emprego.
Além disso, faça o uso de termos pertinentes a sua área de atuação e respeite a ordem cronológica inversa dos fatos, já que o currículo deve priorizar sempre os dados mais atuais.
Faça as devidas adaptações dessas dicas e eleve suas chances de alcançar o sucesso profissional no mercado de trabalho atual, considerando a necessidade de gerar uma visibilidade positiva no mercado atual. Além disso, atualize o seu LinkedIn e direcione os envios do seu currículo de modo assertivo.